25/03/2022 às 15h41min - Atualizada em 25/03/2022 às 15h41min

Projeto Maricá+Verde completa 8 anos com mais de 45 mil mudas de plantas distribuídas para a população

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Maricá comemorou o aniversário de oito anos do projeto ‘Maricá+Verde’ nesta semana. A iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável promove doações de mudas nativas da Mata Atlântica semanalmente, percorrendo todos os bairros da cidade. 


Nesse período, cerca de 45 mil mudas de plantas foram doadas à população, além 80 mil plantas que foram cultivadas em ações de reflorestamento, realizadas próximo a rios e áreas de proteção ambiental. As ações estimulam a conscientização ambiental e reforçam o compromisso do município em proteger os recursos naturais.


Atualmente, o papel do programa é reconhecido pela população maricaense, com grande participação dos moradores nas atividades realizadas nos bairros, esgotando em minutos as mudas disponíveis para doação. O resultado é visível: plantas doadas no início do projeto já dão frutos, florescem e recuperam cada vez mais as áreas verdes da cidade.


“A aceitação do projeto é sempre positiva junto à população. Acreditamos que, ao longo desses oito anos, conseguimos atingir todos os bairros e despertar na população o interesse pelas plantas e seus múltiplos benefícios. Moradores de todas as idades abraçaram o Maricá+Verde e nosso objetivo é expandir as atividades, trazendo ainda mais ganhos ao município”, afirmou o Secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.


Ações integradas reforçam o impacto da iniciativa


Entre as atividades recentes do Maricá+Verde, um dos grandes destaques foi o plantio de 35 mil mudas às margens do Rio Ubatiba, auxiliando na recuperação da mata ciliar, que é a vegetação localizada próxima a cursos d’água, como rios, lagos e cachoeiras. Uma outra ação importante foi o reflorestamento do loteamento Manu Manuela, em São José do Imbassaí, com o plantio de três mil plantas na região.


A cidade de Maricá também fez parceria com o Programa Florestas do Amanhã, iniciativa da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), que tem como objetivo reflorestar hectares de Mata Atlântica, com o plantio de mudas em unidades de conservação do território fluminense. Por meio da parceria, foram feitos plantios em uma área de 25 hectares, o que compreende o tamanho de 25 campos de futebol, nos bairros Caxito, Parque Nanci e também no Manu Manuela.


O projeto


A principal atividade do Maricá+Verde junto à população é o ‘Visita Ao Seu Bairro’. A cada semana, são distribuídas cerca de cem mudas aos moradores, sempre em localidades diferentes da cidade, entre as espécies ipê, aroeira, nêspera, goiabeira, guapuruvu, grumixama, pau-brasil, palmeira e espinheira.


No início deste mês, no Dia Internacional da Mulher, a equipe do projeto promoveu uma atividade especial, entregando 200 mudas de ipê-rosa às mulheres que passaram pela Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro. Já no Dia Mundial da Água, foi realizado o plantio simbólico de uma muda de Ipê, para futura restauração da mata ciliar do Rio Ubatiba.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp