08/10/2012 às 15h19min - Atualizada em 08/10/2012 às 15h19min

Polícia Civil divulga balanço das eleições em Maricá

De acordo com o delegado adjunto da 82ª DP, as eleições
em Maricá foram tranquilas ( Foto :: Arquivo)
Da Redação | Romário Barros - A Polícia Civil divulgou com exclusividade para o LSM na noite deste domingo (07) o balanço das operações realizadas durante as eleições de Maricá.

Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral de Maricá, agentes da Polícia Civil e Policiais militares combateram os crimes eleitorais em toda a extensão do município de Maricá. No total, 10 pessoas foram detidas e duas pessoas foram presas em flagrante por compra de votos.

Detidos
Três pessoas foram detidas por das 7 horas da manhã por fiscais do TRE na Rua Domício da Gama, Centro de Maricá. Denúncias informavam que cabos eleitorais de um candidato à vereador estariam realizando distribuição de propaganda irregular com uma van pelas ruas da cidade. Às 11h15 outro homem foi detido por detido por praticar propaganda irregular.

Em Itaipuaçu, quatro pessoas foram detidas na Escola Municipal Marquês de Maricá também por praticar propaganda irregular. Todos foram liberados após assinatura de um termo de compromisso enquadrados no Art. 39, § 5, inc. III lei Eleitoral - Lei 9504/97 (A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia. § 5º Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR: III - a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. (Redação dada pela Lei nº 12.034 , de 2009).

Presos
Em Itaipuaçu, por volta das 12 horas, dois homens foram presos por um policial militar á paisana em frente à escola municipal Marquês de Maricá. Fiscais do TRE receberam a denúncia e o Policial Militar efetuou a prisão. Foram encontrados com os homens R$372,00 em espécie e vários ‘santinhos’ de um candidato à vereador. Pedro Paulo da Silva e Osmar Machado foram presos enquadrados Art. 299 do Código Eleitoral - Lei 4737/65 (Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita). Os dois foram presos e o delegado estipulou a fiança em vinte salários mínimos.             

Detidos por desacato
Duas pessoas foram detidas por desacato durante as eleições no Centro da Cidade. Os homens foram enquadrado no artigo 347 do Código Eleitoral - Lei 4737/65  assinaram um termo de compromisso e foram liberadas. (Recusar alguém cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à sua execução).

Balanço
De acordo com o delegado adjunto da 82ª DP, Georges Toth Júnior as eleições em Maricá foram tranquilas.  Segundo ele, a tranquilidade das eleições é o resultado do planejamento por parte da segurança em todo o Estado, e também a maturidade eleitoral por parte dos votantes.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp