28/09/2022 às 16h10min - Atualizada em 28/09/2022 às 16h08min

Pitbull solto provoca ataque a outros animais e preocupa moradores em Itaipuaçu

Segundo os moradores, o animal está há quase um mês abandonado nas ruas da região.

- leisecamarica.com.br

Moradores entraram em contato com nossa equipe na manhã desta quarta-feira, 28, para relatar o medo que estão sentindo com um cachorro da raça pitbull que está solto e vive atacando outros animais na Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu. 

 

De acordo com as informações, o animal que fica sempre próximo à Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, já atacou diversos cachorros de vizinhos e isso vem preocupando muito os moradores locais, já que por ficar sempre próximo de uma escola, o cachorro pode atacar uma criança a qualquer hora. 

 

Segundo os relatos, o pitbull já está rondando pelo local há quase um mês, mas, até o momento nenhum dono apareceu buscando pelo cachorro.  

 

“Além dos riscos para as pessoas, também tem o risco para o próprio animal, já que se ele atacar uma criança, podem fazer alguma maldade com ele. Esse cachorro precisa ser resgatado o mais rápido possível e evitar maiores problemas”, comentou uma moradora. 

 

Ainda segundo os moradores, a Coordenadoria de Proteção Animal já foi notificada sobre a situação do pitbull, mas até agora ninguém foi até o local para averiguar o caso. 

 

“Já pedimos por ajuda, mas até agora não tivemos retorno. Esse cachorro não pode ficar abandonado aqui, ele precisa de ajuda”, comentou outra moradora.

 

Após os relatos, nossa equipe entrou em contato com a Coordenadoria de Proteção Animal, que nos enviou uma nota de esclarecimento. Confira:

“A Coordenadoria tem a missão em estimular boas práticas que promova o bem-estar dos animais da nossa cidade. Contudo, não é nossa a atribuição de resgatar animais de rua que estejam oferecendo riscos à segurança pública. Esta questão, em tese, deveria ser atribuição do Estado utilizando para isso as instituições do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Vale ressaltar, que todo este problema, ocorre por conta da falta de cultura das pessoas e cai sob o poder público. Abandonar animais é Crime e cabe ao Estado, através de suas forças de segurança fazer valer A Lei.”

Em um outro trecho, o coordenador da pasta, Fabiano Novaes, relatou os resultados que a Proteção Animal vem apresentando através das políticas públicas. “Este mês estamos aumentando as castrações para 800 procedimentos por mês. Serão 9.600 castrações por ano. Doamos mais de 530 animais nos últimos 18 meses. Estamos com processos credenciando clínicas para castrar e para dar assistência aos animais de rua. Todo esforço está sendo feito para fiscalizar e orientaras pessoas em relação aos manuseio e bem-estar dos animais, contudo, se não conseguirmos mudar a cultura das pessoas, todo esforço e recursos empregados não serão necessários para resolver esta situação.” Concluiu o coordenador.


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp