05/10/2022 às 21h19min - Atualizada em 05/10/2022 às 21h11min

Dengue: Estado do Rio registra aumento de 400% nos casos; Maricá tem uma das menores taxas da doença

- leisecamarica.com.br

 

Faltando dois meses para o início do verão, que é a estação mais propícia para a proliferação dos mosquitos da dengue, as autoridades de saúde estão começando a ficar preocupadas com o aumento dos casos da doença em todo o estado do Rio de Janeiro. 

 

Segundo os dados do Observatório Epidemiológico (Epi Rio), o número de infectados já ultrapassou a marca de 450% entre os meses de janeiro e setembro, que foi o total de diagnósticos em 2021. Apesar do crescimento, a menor taxa do estado, que foi de 9,18, foi observada na Região Metropolitana, entre os municípios de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. 

 

Embora os números preocupem, o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Márcio Garcia, explicou que os registros não se aproximam dos que já foram enfrentados em 1986, 1991, 2002, 2008 e 2012. 

 

“Temos 4.377 casos no município até agora em 2022. O que se observa é que teve um pequeno incremento entre 4 a 24 de setembro, principalmente na Zona Oeste, mas está sob controle. Quando se analisa a série histórica, os números de agora seguem abaixo do limite máximo”, disse. 

 

Prevenção e sintomas

 

De acordo com os especialistas, o melhor a fazer neste momento é investir em prevenção. Já os sintomas, são de febre e dores no corpo, além de dor abdominal intensa e contínua, enjoo, vômito, cansaço, irritabilidade, sangramento de mucosas e manchas vermelhas na pele. Em caso de emergência, procure um hospital. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp