16/12/2022 às 17h21min - Atualizada em 16/12/2022 às 17h21min

Personalidades da música se reúnem em I Seminário Samba & Carnaval de Maricá

Diversas personalidades da música e profissionais da área se reuniram na tarde desta quarta-feira, 14, no I Seminário Samba & Carnaval, que aconteceu na cidade de Maricá. 

Com a temática ‘Carnaval Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro, traduzindo saberes, fazeres, identidade e memória coletiva’, o evento foi um pontapé inicial no fomento à cultura do Carnaval no município, com propostas de projetos para empregabilidade na área.

Um dos principais nomes presentes foi Luiz Carlos Magalhães, que é diretor cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), além de diretor da Federação Nacional do Samba (Fenasamba) e diretor cultural da entidade no ano de 2022.


“Vim prestigiar o evento pois sei da vocação de Maricá para a realização de desfiles e esperamos que os projetos expostos aqui, sejam efetivos para auxiliar os profissionais do samba e conseguirmos alcançar a valorização dos profissionais do Carnaval”, explicou Luiz Carlos.


Uma outra pessoa que fez história na Sapucaí e foi prestigiar o evento foi Babi Cruz, que desfilou como porta-bandeira na Mocidade Independente de Padre Miguel e na União da Ilha do Governador. Esposa do cantor e compositor Arlindo Cruz, ela sabe da importância da festa para os brasileiros e falou um pouco sobre a festividade. 


“Não sei contar nenhum momento da minha vida sem o samba e o carnaval. O samba carioca representa todos nós brasileiros para o mundo e é através de simpósios como este que as coisas se transformam, se afinam e melhoram. Aos sete anos de idade fui levada pelas mãos de um dos maiores nomes da história do Carnaval, Mestre André, meu professor de samba e de vida. Homem visionário da nossa cultura. Naquela época, década de 70, fui a primeira criança, vulgo, mulher, a ser liberada pelo juizado de menores a poder atuar à frente de uma bateria de escola de samba, substituindo nossa querida Adelia Fátima na Mocidade”, lembrou Babi. 




Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp