Após alguns comunicados, a Prefeitura de Maricá, anunciou a criação da moeda social “Mumbucão”, que visa ajudar na adoção de cães e gatos que foram abandonados.
De acordo com as informações, o benefício será destinado aos moradores que adotarem alguns cãozinho ou gato durante as feiras de adoção da cidade.
Para obter ‘Mumbucão’, o adotante deve estar cadastrado no CadÚnico. Além do cadastro, o beneficiário terá que cumprir uma série de requisitos, tais como: ser maior de 18 anos, estar em dia com as obrigações civis e militares, não responder a crimes praticados contra animais, a administração pública e meio ambiente, não estar privado da liberdade por motivo de doenças ou sanções penais, residir na cidade há pelo menos três anos e estar cadastrados na Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa) - que fará visitas para uma avaliação do local para saber se há condições de abrigo, salubridade, alimentação e saúde.
O valor da moeda varia de 70 a 130 'mumbucas', dependendo do porte do animal, por até um ano. Sendo 70 para animais de pequeno porte, 100 para médio porte e 130 para grande porte. Cada pessoa terá um limite de 1.300 mumbucas e 10 animais.
Já as pessoas que tiverem com a quantidade de animais acima do recomendado, receberão visitas mensais da Cepa e não poderão efetuar o resgate, ou receber animais sem a autorização, com a condição de perderem o benefício. Somente os animais domiciliados poderão ser cadastrados no programa.
O projeto do “Mumbucão" foi desenvolvido após implementação de um estudo técnico, realizado desde o ano de 2021 pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), que traçou um perfil socioeconômico da situação da proteção animal no município e tem a finalidade de gerar dados para subsidiar a construção de políticas públicas para garantir o bem-estar de quem adota e de quem protege cães e gatos.