04/08/2013 às 17h56min - Atualizada em 04/08/2013 às 17h56min

Entrevista com Dr. Davi Ranhol sobre 'Sedação Consciente'

O Lei Seca Maricá entrevista o Dr. Davi Ranhol. O dentista responde um quiz com respostas seguras para o paciente tirar suas dúvidas e descobrir porque a sedação endovenosa é muito mais segura do que a inalação de gás!

LSM: O que é a sedação ?

Dr. Davi Ranhol: É uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência do paciente que não afeta sua habilidade de respirar e responder apropriadamente à estimulação física e a comando verbal.

LSM: Como é feita a sedação ?

Dr. Davi Ranhol: Logo antes do procedimento, um médico anestesiologista aplica um medicamento sedativo por via endovenosa (na veia). O tratamento odontológico é então realizado pelo dentista. O médico anestesiologista permanece na sala durante todo o procedimento ou cirurgia, monitorando o paciente, e também acompanha a sua recuperação.

LSM: Porque fazer a sedação ?

Dr. Davi Ranhol: Você pode ser um candidato a fazer a sedação se tiver medo de dentista, tiver medo de sentir dor, se achar irritante o barulho do motor, se não gostar da agulha de anestesia, se tiver medo de sangue, de broca de dentista, etc. O procedimento se torna simples para o paciente pois ao acordar todo o trabalho já foi feito. Além disso a sedação é feita em consultório sem necessidade de internação hospitalar. Mesmo estando consciente durante o procedimento, o paciente não se lembra de nada do que ocorreu.

LSM: Sedação é mesma coisa que anestesia geral ?

Dr. Davi Ranhol: Sedação não é anestesia geral. Anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando do auxilio de aparelhos para respirar. Durante uma sedação simples o paciente permanece sonolento, porém acordado (consciente).

LSM: O que se sente durante a sedação?

Dr. Davi Ranhol: A sedação na veia dá uma sensação de conforto para o paciente, que quase dorme mas fica consciente. Além de facilitar o trabalho do dentista, que utiliza menos anestésicos e pode terminar o trabalho mais rapidamente.

LSM: QUAL É A SEDAÇÃO MAIS SEGURA ?

Dr. Davi Ranhol: A sedação venosa é a mais segura. A sedação inalatória (com uso de gás), assim como a sedação oral (tomando comprimido) não apresentam tanta segurança porque dependem do grau de absorção respiratória e gástrica, respectivamente. Dessa forma, não há certeza da inconsciência durante todo o período do procedimento odontológico. Somente a sedação venosa é capaz de manter a inconsciência durante toda a cirurgia odontológica com total controle dos sinais vitais do paciente.

LSM: Existem diferentes tipos de sedação venosa ?

Dr. Davi Ranhol: A qualidade e a segurança da sedação venosa dependem diretamente da experiência do anestesista, dos medicamentos e equipamentos que ele utiliza, assim como da infra-estrutura existente no consultório odontológico. Apesar das complicações serem raras, é indispensável estar preparado (com equipamentos e medicações) para tratar eventuais situações de emergência. O paciente deve estar bem informado sobre todas estas condições.

LSM: Quais são os pacientes candidatos à sedação ?

Dr. Davi Ranhol: Pacientes com fobias a tratamentos odontológicos pacientes sindrômicos, pacientes psiquiátricos, crianças não cooperativas, todos os demais pacientes que buscam conforto, comodidade e segurança durante uma cirurgia odontológica. Estes procedimentos cirúrgicos realizados sob sedação são planejados com a devida antecedência.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp