10/02/2023 às 11h39min - Atualizada em 10/02/2023 às 11h39min

Maricá: Membros do MNLM deixam fazenda particular quase 5 meses após invasão em Ubatiba

J. T.
Foto: Movimento Ocupa Maricá


Uma fazenda que havia sido invadida por membros do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) foi desocupada após uma ação de reintegração de posse na tarde desta quarta-feira, 08, no bairro de Ubatiba, em Maricá.


Os ocupantes haviam entrado no local no dia 11 de setembro de 2022, há quase 5 meses atrás, e não deixaram mais o imóvel, causando muita confusão e transtorno para os donos do terreno, que estava sendo leiloado por cerca de R$2 milhões.


Na época da invasão, o caso foi registrado na Delegacia de Maricá (82ª DP) e, desde estão, a Polícia Militar esteve na fazenda por diversas vezes, porém os invasores não saíram da casa e seguiram suas manifestações por um pedaço de terra.


O objetivo do movimento era fazer com que o município cumprisse uma lei que dispõe sobre a criação do Centro de Tecnologia Agrofamiliar e do programa Comunas Agroecológicas, destinando um terreno para a construção da Ecovila Maricá, que garantiria a segurança alimentar das famílias e uma moradia digna para os integrantes. 


Após a saída das famílias da casa, o grupo foi até a frente da sede da Secretaria de Agricultura para manifestar, pedindo para que a prefeitura dê uma moradia para os membros do movimento, o que causou uma grande confusão. 


No dia seguinte, a Prefeitura de Marica informou que 14 famílias que atendiam aos requisitos do programa de aluguel social foram cadastradas no benefício e que já receberam a primeira parcela. Já o resto do grupo, não apresentou a documentação necessária ou não estavam aptos a receber o valor.


A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos informou, ainda, que foi feito um levantamento que apontou que 12 das 28 famílias que estavam no local invadido possuíam residência fixa na cidade e estavam na fazenda por opção. 


Matéria relacionada 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp