22/03/2023 às 11h31min - Atualizada em 22/03/2023 às 11h09min

Operação Verão de Maricá termina com balanço positivo

Agentes da Defesa Civil, Seop e Guarda Municipal atuaram no patrulhamento, segurança, ordenamento urbano e fiscalização da orla da cidade

M.A. - leisecamarica.com.br




A Prefeitura de Maricá encerrou, no último fim de semana (dias 18 e 19/03), a Operação Verão 2023 registrando balanço positivo das ações preventivas realizadas pelos agentes das secretarias de Defesa Civil e Ordem Pública e da Guarda Municipal, com patrulhamento reforçado no período em toda a orla da cidade. Iniciada no dia 21 de dezembro de 2022, a operação acontece anualmente e foi concentrada nos finais de semana e feriados, quando o movimento nas praias é maior.


Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop) registraram 1.790 ocorrências em cerca de três meses de Operação Verão, com ações de ordenamento urbano, de trânsito, fiscalização e patrulhamento preventivo nas orlas da cidade. As ações resultaram na condução de 69 pessoas para a delegacia por ocorrências como violência contra a mulher, brigas, entre outras. Ao todo, 260 agentes da Guarda Municipal e da Seop atuaram com apoio de viaturas e quadriciclos. Os locais com os maiores números de registros foram: Centro (353), Ponta Negra (187), Araçatiba (149), Jardim Atlântico (118) e Cordeirinho (93).


"Durante o verão, a população da cidade aumenta muito e, com isso, temos que ter um olhar mais sensibilizado. Nós empenhamos todo efetivo da Guarda Municipal, utilizamos o Regime Adicional de Serviço (RAS), que possibilitou dobrar o efetivo diariamente e também aumentamos o número de policiais para o Proeis. Tivemos pontos com maior concentração de pessoas e veículos e atuamos de maneira mais efetiva. As ações vão continuar ao longo do ano e contarão com fiscalizações nos quatro distritos", disse o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras.


Agentes do Grupamento Especial Ostensivo de Trânsito (Geotran) aplicaram 925 infrações, a maioria a motociclistas que circulavam sem capacete, motoristas flagrados estacionados em locais proibidos e por utilização de celular ao volante. A fiscalização resultou, ainda, na remoção de 41 veículos para o depósito público. No período, o grupamento realizou 60 interdições de vias. Também foram registradas ocorrências de meio ambiente, com 409 acionamentos, entre elas uso de churrasqueira na areia da praia, queima de resíduos e orientações aos banhistas para não utilizarem materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas e pesca irregular.


Salvamentos e prevenção de afogamentos


Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizaram 209 salvamentos nas praias do município durante ações de prevenção a afogamentos da Operação Verão, entre os dias 3 de dezembro de 2022 e 20 de março de 2023. Os guarda-vidas atuam diariamente em 30 pontos fixos de observação nos 46 quilômetros de orla da cidade com patrulhamento a pé, com auxílio de quadriciclos e no Suporte Avançado de Prevenção e Resgate. No período, também foram feitas 113.040 ações preventivas de orientação para evitar acidentes com banhistas nas praias. 


"Alcançamos o nosso objetivo na Operação Verão com alto número de prevenções e de salvamentos estabelecendo a presença da Defesa Civil em todos os 46 quilômetros de orla. Nas ações relacionadas à chuva, concluímos a instalação das 31 estações meteorológicas e o funcionamento efetivo delas na cidade. Então, a Operação Verão engloba toda a operação que o órgão realiza nesses meses de alta temporada", explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.


Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, 8.972 crianças foram identificadas nas tendas operacionais instaladas no Recanto (Praia de Itaipuaçu), na Rua 10 (Praia da Barra) e no Vilar (Praia de Ponta Negra), para evitar que se perdessem dos pais e responsáveis na areia. As equipes da Defesa Civil de Maricá também realizaram 588 vistorias em imóveis, que resultaram em 64 interdições totais e 11 interdições parciais.


O Patrulhamento Lagunar e Terrestre atuou em 288 rondas preventivas e uma ocorrência. O Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação Rasteira realizou 276 rondas e 54 ocorrências. Já o serviço de Meteorologia permaneceu de prontidão 24 horas, com emissão de 112 boletins e 27 informes meteorológicos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp