19/06/2023 às 23h24min - Atualizada em 19/06/2023 às 23h23min

Autoridades maricaenses são orientadas em como prevenir a febre maculosa

Confira os sintomas e como previnir a doença.

T.C - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet



A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS), orientou as autoridades de Maricá e de outros 91 municípios sobre como prevenir a febre maculosa.


A doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela e tem alto índice de letalidade, já teve pelo menos 40 casos suspeitos desde o mês de janeiro, sendo 8 deles confirmados, deixando duas pessoas mortas.


Como prevenção, o órgão estadual têm solicitado a todas as cidades do estado por meio de uma reunião que façam a identificação de locais prováveis de infecção e a realização de buscas no ambiente pelos vetores da doença. 


Desde 2020, todo caso de febre maculosa é de notificação obrigatória às autoridades locais de saúde. Depois disso, deve-se iniciar a investigação epidemiológica em até 48 horas após a notificação, avaliando a necessidade de adoção de medidas de controle pertinentes.


“É importante que as pessoas tomem alguns cuidados caso residam ou visitem áreas endêmicas, como as regiões serrana, noroeste e parte do norte no estado do Rio de Janeiro. Para quem está nessas localidades, recomendamos que evitem caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos e optem por roupas claras”, orientou superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-RJ, Mário Sérgio.


O que é a febre maculosa?


A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.


No Brasil, os principais vetores são os carrapatos-estrela. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode albergar a bactéria causadora da febre maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro.


Quais são os sintomas?


- Febre;

- Dor de cabeça intensa;

- Náuseas e vômitos;

- Diarreia e dor abdominal;

- Dor muscular constante;

- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;

- Gangrena nos dedos e orelhas;

- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando parada respiratória.


Além disso, com a evolução da doença, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.


Caso tenha esses sintomas, procure um médico!


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp