30/06/2023 às 11h52min - Atualizada em 30/06/2023 às 11h47min

Maricá é o grande destino dos gonçalenses, cidade que mais perdeu habitantes no Brasil

M.A. - leisecamarica.com.br



A cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foi a que mais perdeu habitantes no Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. 


Segundo os dados divulgados pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 28, a população gonçalense caiu de 999.728 para 896.744, representando uma queda de 10,3%, sendo o maior índice de variação negativo do país. 


A violência urbana é um dos grandes pilares para muitos moradores abandonarem a cidade em busca de segurança para suas famílias em cidades mais estruturadas. 


Ao contrário da cidade vizinha, Maricá teve um crescimento de mais de 50% em número de habitantes, sendo uma dos municípios que mais crescem no Brasil de acordo com o Censo 2022.


Por oferecer mais segurança, saúde e políticas públicas, Maricá tem sido o grande alvo dos gonçalenses nos últimos anos. “Dos passageiros que eu pego daqui de São Gonçalo, uns 70% têm parentes que foram morar em Maricá ou estão querendo ir para lá, onde a população cresceu assustadoramente. No bairro onde eu trabalho, Venda da Cruz, muita gente foi para lá por ter mais vantagem, mais qualidade de vida, é perto da praia. A violência daqui é outro fator que acaba atrapalhando”, disse o taxista Eduardo Ribeiro, de 62 anos.



“O sucesso das nossas políticas permitiu que a cidade continuasse com essa população crescendo com a Tarifa Zero, com uma rede de proteção social muito forte com o RBC onde mais de 42 mil pessoas recebem 200 mumbucas por mês para utilizar no comércio local. O Passaporte Universitário garante que o filho do trabalhador faça uma faculdade com o curso pago integralmente pela prefeitura, o Hospital Dr. Ernesto Che Guevara inaugurado na pandemia e que se tornou referência em cirurgias. Essas iniciativas fazem com que moradores de outras cidades enxerguem Maricá como local que protege a família e que gera oportunidades”, disse o prefeito Fabiano Horta.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp