A cidade de Maricá apresentou um alto índice de motoristas alcoolizados flagrados durante a Operação Lei Seca realizada no domingo passado, 8, no Centro da cidade.
De acordo com informações, o Governo do Estado realizou as blitzes no período entre sexta-feira, 6 e domingo, 8, simultaneamente em diferentes cidades. Durante as operações, 2.151 condutores foram abordados e 299 motoristas foram retirados das ruas por estarem dirigindo sob efeito de álcool.
Em Maricá, a operação montada na Avenida Roberto Silveira, no bairro do Flamengo, pelo menos 88 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados. O índice, representando 29,9%, é considerado alto.
O QUE ACONTECE COM QUEM FOR PEGO DIRIGINDO ALCOOLIZADO
Dirigir alcoolizado é considerado infração gravíssima e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, resulta em uma multa no valor de R$2.934,70. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por um período de 12 meses. Além das penalidades administrativas, as consequências também podem ser criminais.
O CONDUTOR PODE SER PRESO
Se acordo com o artº 306 do CTB, o motorista / motociclista será enquadrado por crime de trânsito por conduzir veículo automotor com a “capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”. A pena varia de seis meses a três anos de prisão.