28/03/2024 às 19h31min - Atualizada em 28/03/2024 às 19h30min

Maricá plantará 4.722 mudas nativas da Mata Atlântica para restauração da restinga e orla marítima

Redação - leisecamarica.com.br





A Prefeitura de Maricá irá iniciar a restauração da restinga de toda a orla marítima. A iniciativa faz parte como projeto de restauração e monitoramento de espécies nativas da restinga.


A ação acontecerá por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, e plantará mudas nativas da Mata Atlântica ao longo das praias de Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé, totalizando 34 km.


Serão plantadas, em agrupamento de ilhas de vegetação, mudas de aroeira, guriri, juramento, papagaio, abaneiro, ipomea roxa, jacaré, rabo-de-galo, fedegoso, feijão-de-porco, pitanga, maria-mole, capororoquinha, fruto-do-café entre outras espécies. As espécies serão distribuídas de modo que não se repitam uma ao lado da outra.


A restinga está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá. Em sua maior parte, encontra-se descaracterizada devido ao histórico de uso de solo e ocupação por espécies exóticas/invasoras e ornamentais. De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável, as ações de restauração e conservação da vegetação são de extrema importância para a manutenção do ecossistema da restinga.


Entre outras ações previstas estão o agrupamento de ilhas de vegetação, o cercamento utilizando mourões de eucalipto tratado e fios de arame galvanizado liso, a limpeza de toda a área, com remoção e descarte de resíduos sólidos urbano, além da destocagem manual e mecânica das espécies exóticas e controle por defensivos químicos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp