06/04/2024 às 12h53min - Atualizada em 06/04/2024 às 12h52min

Prefeitura de Maricá inaugura base descentralizada do SAMU em Ponta Negra

J. T. - leisecamarica.com.br
Foto: LSM


A Prefeitura de Maricá inaugurou a nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ponta Negra neste sábado, 06, na Região Litorânea de Maricá. 


A unidade fica na Rua Alcebíades Teodoro, s/n, onde anteriormente funcionava o posto de saúde do bairro. O local passou por uma grande reforma e tem espaços como sala administrativa, farmácia, almoxarifado, espaço para guarda de equipamentos, depósito, temporário de resíduos, copa, banheiro e dormitórios. 


A base conta com duas ambulâncias, sendo uma delas de suporte básico e a outra intermediária, com atuação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, que ficaram de prontidão 24h para atender qualquer emergência. 


“Identificamos que Itaipuaçu era o local que mais tinha ocorrência e o tempo de resposta de socorro era muito grande e se foram algumas vidas por esse tempo. Fiz a indicação para uma base descentralizada lá e o prefeito Fabiano Horta atendeu. Em seguida, fiz uma indicação para a instalação da base no distrito de Ponta Negra em 2019 e reiterei em 2022 e 23 esse pedido. Graças a Deus o prefeito atendeu e estamos inaugurando hoje a base de Ponta Negra”, disse o vereador Aldair de Linda. 


“É muito importante esse tempo de resposta do socorro. Enquanto uma ambulância sai da base do Centro para vir atender aqui, a região de lá fica desguarnecida, então essa base vai atender Espraiado, Manoel Ribeiro, Vale da Figueira, Bananal, Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí, essa área toda aqui. A gente conseguiu dividir o SAMU em norte, sul e Centro. Tenho certeza que essa divisão vai salvar muitas vidas”, concluiu Aldair.


“Trazer para a população de Ponta Negra uma base descentralizada significa trazer a oferta de serviços de qualidade, ampliando o acesso, ampliando e fortalecendo o SUS dentro do município de Maricá. Essa é uma conquista nossa, essa é uma conquista do povo, isso é muito importante”, disse a Secretária de Saúde, Juliana Nogueira. 


“Hoje é um dia de ganho para Ponta Negra, pra Jaconé, pra Manoel Ribeiro, para o distrito aqui como um todo. Os bairros ao entorno ganham hoje. É importante que a gente entenda: existe um tempo de resposta de um acidente, de um infarto, que precisa ter entre 5 e 9 minutos o atendimento para que a gente tenha de fato uma capacidade de tratamento em que a vida seja preservada. A gente sabe que esse tempo, antes dessa base, não era atendido aqui nessa região. A partir de hoje, concretamente, o 192 vai estar saindo daqui e o tempo de resposta vai ser o tempo que vai salvar vidas no distrito de Ponta Negra e toda região”, disse o prefeito Fabiano Horta. 


Vale ressaltar que, a unidade era um pedido antigo dos moradores da região, que sofriam com a demora para o atendimento de emergência, já que o bairro fica há cerca de 30 minutos da base mais próxima, localizada no Centro.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp