20/09/2012 às 19h49min - Atualizada em 20/09/2012 às 19h49min

Inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas em Maricá

UPA terá capacidade para realizar cerca de 350 atendimentos por dia

O governador Sérgio Cabral inaugurou nesta quinta-feira (20), ao lado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes a 52ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A unidade instalada no bairro Inoã terá capacidade para realizar cerca de 350 atendimentos por dia. Os pacientes vão dispor de serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização. O local conta com uma unidade de cuidados intensivos, com quatro leitos, e unidades semi-intensivas adulta. Serão 10 leitos de observação adulto e infantil, com três leitos. Uma ambulância também ficará disponível.

O governador Sérgio Cabral destacou que a concretização do projeto só foi possível graças ao apoio e esforço da Prefeitura de Maricá, que destinou um local adequado para erguer a unidade. "Esta obra é uma demonstração de vitalidade e parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Hoje começa uma vida melhor para a população de Maricá. Vi no sorriso das mães aqui a tranquilidade que esta UPA trará para a região”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde de Maricá, Carlos Alberto Malta Carpi, representou o prefeito Washington Quaquá ao lado da primeira-dama Rosângela Zeidan e reforçou o papel estratégico que a UPA de Inoã terá no atual cenário de crescimento populacional. “A UPA vai servir como porta de entrada para todo o atendimento de urgência de Maricá e de bairros de São Gonçalo, por exemplo, que estão muito próximos e procuram a nossa rede de saúde”, disse. A comitiva comandada pelo governador do Estado e pelo ministro Alexandre Padilha chegou à UPA por volta de 16h. Depois todos conheceram as principais instalações do módulo, que possui capacidade para atender até 450 pessoas por dia.

Moradora de Itaipuaçu, a dona de casa Jucélia Macedo Pereira, de 57 anos, comemora a inauguração da UPA, tão aguardada pela população da cidade. Para ela, a unidade de pronto atendimento preenche uma lacuna importante no município. Jucélia e o marido, de 60 anos, estão agora mais tranquilos. “Estava faltando uma unidade como esta aqui. Nossa população é muito grande e carente na área de saúde. Não temos como ter plano de saúde, esta UPA foi uma benção de Deus. Tínhamos que ir para o centro de Maricá ou então para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. O Governo do Estado está de parabéns”. Disse.

A dona de casa Adriana Gomes de Oliveira, de 38 anos, também está feliz com a inauguração. Ela é casada com um senhor de 88 anos. “O meu velhinho precisa de cuidados. Ter uma unidade deste tipo perto de casa é muito bom. Nos sentimos mais amparados”. Afirmou.

Moradora de Maricá, a técnica de enfermagem Lidiane Helena Pereira Gomes, de 26 anos, vai trabalhar perto de casa. Para ela, será muito gratificante servir à comunidade. “Vou poder trabalhar perto de casa e isso é qualidade de vida. Além disso, estou servindo a minha própria comunidade. Isso é muito bom.” Destacou.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp