02/12/2013 às 16h47min - Atualizada em 02/12/2013 às 16h47min

Polícia Ambiental combate o tráfico de aves silvestres

Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizam final de semana especial de combate ao tráfico de aves silvestres para conscientizar a população sobre a importância do dia 01 de dezembro, data em que se celebra o “Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres”.

A operação começou na sexta-feira (29), com as Unidades de Polícia Ambiental da Pedra Branca (UPAm Pedra Branca) e Serra da Tiririca (UPAm Serra da Tiririca). A primeira unidade foi responsável pela apreensão de 17 pássaros na Rua Bibiane, em Padre Miguel. Tendo sido apresentado o fato na 34ª DP (Bangu). A segunda grande apreensão se deu em São Gonçalo, numa operação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente do município, onde foram apreendidos 42 aves e 2 saguis que estavam sob a posse de Gracelino de Fátima Brasil (55), na Travessa Rio Branco, no bairro conhecido como Barro Vermelho. O caso foi registrado na 73ª DP (Neves – SG).

No sábado (30), mais 20 pássaros silvestres foram apreendidos, sendo 16 pela UPAm Serra da Tiririca e 4 pela UPAm Três Picos. As 16 aves foram encontradas na Rua José de Souza Porto, no bairro Monjolo, em São Gonçalo, sendo levados posteriormente para a 75ª DP (Várzea das Moças) para confecção do registro de ocorrência. Já na região serrana, área de abrangência da UPAm Três Picos, Carlos Augusto dos Santos (19) foi levado para a 67ª DP, em Guapimirim, por manter em cativeiro 2 aves silvestres, que foram encontrados na Rua Mateus Sames, nº 140, neste mesmo município. Próximo a este local, na Rua Manoel de Oliveira, lote 02, qd 78, em Jardim Guapimirim, Isaías de Oliveira Dias (58) foi preso pelo mesmo motivo, estando sob sua posse mais 2 pássaros. A ocorrência foi apresentada na mesma DP.

No domingo (01), a operação contou com a atuação de 4 UPAm, tendo conseguido apreender um total de 72 pássaros, combatendo este tipo de delito tanto em patrulhamentos de rotina como nas feiras livres. Os policiais militares da UPAm Três Picos dirigiram-se até a Praça da Ribeira, em Cachoeiras de Macacu, e através de denúncia anônima conseguiram prender 7 pessoas: Jones Gomes Mariano (27), Milton de Lima Silva (50), Jocivan Santos da Silva (32), Osmar Barbosa Brum (32), Marcos Figueiredo Camargo (41), Tiago Ferreira Vasconcelos (29) e Paulo Bahense (27), que foram surpreendidos enquanto participavam de encontro de passarinheiros neste local. Com eles foram apreendidos 08 pássaros da fauna silvestre.

A UPAm Móvel atuou em três feiras livres, Neves e Alcântara (no município de São Gonçalo) e Caxias. Na primeira feira, em Neves, na Rua José A. P. de Neves, os policiais apreenderam dois menores, um de 12 e outro de 14 anos, com 09 pássaros. A ocorrência foi registrada na 73ª DP, neste mesmo local. Em Alcântara, na Rua João Caetano, em operação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo, outra equipe da UPAm Móvel prendeu Marcos Felipe Pereira de Assis (26), José Renato Nolasco de Siqueira (36) e Assis Ferreira Mota (25). Eles comercializavam 36 aves ilegalmente e foram conduzidos para a 74ª DP, localizada próxima à feira. Mais tarde, ainda nesta feira, um menor de 16 anos foi apreendido com mais 03 pássaros. A terceira equipe desta UPAm atuou na Feira de Caxias apreendendo 02 menores (de 17 e 15 anos) e, com eles, 04 pássaros da fauna silvestre.

A UPAm Pedra Branca atuou em Magé e apreendeu 06 aves, estando 04 delas na Rua Rogério Portela, nº 657, sob a posse de Jorge Luiz Araujo (38), e 02 delas na mesma rua, nº 646, sob a posse de Edson Pereira dos Santos (25) e Valfredo Bastos Pinto (51). Ambos os casos foram apresentados na 66ª DP, em Piabetá. Por fim, a UPAm Serra da Tiririca, em atendimento a um Disque-Denúncia, dirigiu-se à Rua Olivia Lopes, nº 22, no bairro Arsenal, em São Gonçalo, tendo encontrado 06 pássaros silvestres neste endereço. O proprietário dos animais não estava no momento. Sendo assim, uma testemunha foi encaminhada 75ª DP, em Várzea das Moças, para confecção do registro de ocorrência.

No total, foram apreendidos 163 pássaros da fauna silvestre em todo o final de semana para serem devolvidos à natureza. Todos os animais foram levados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica, para tratamento e posterior soltura.

O Capitão Sarmento, Comandante da UPAm Serra da Tiririca, informa que “assim como o tráfico de drogas utiliza menores como mão-de-obra, os traficantes de animais também vêm adotando esta mesma prática para evitar os rigores da lei, principalmente em feiras livres”. Por isso, o setor de educação ambiental do CPAm vem atuando nas escolas para conscientizar as futuras gerações acerca desta prática criminosa.

O CPAm pede que a população continue contribuindo com informações, entrando em contato com o Disque-Denúncia através dos telefones: (21) 2253-7134 ou 0300 253-7134.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp