10/12/2013 às 13h49min - Atualizada em 10/12/2013 às 13h49min

Ruas de acesso à ponte da Barra de Maricá são asfaltadas

[caption id="attachment_25555" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Fernando Silva

(Foto :: Fernando Silva

(Foto :: Fernando Silva)[/caption]

REPORTAGEM :: SÉRGIO RENATO- Começou na última sexta-feira (06) a fase final de preparação das ruas que vão servir de acesso e saída para a Ponte da Barra de Maricá. Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Obras realizaram a pavimentação das ruas 12 e João Frejat (antiga 13), além de finalizar o trabalho de drenagem na chamada Avenida Central, que corta toda a extensão do bairro. Para isso, o trânsito na Rua João Joaquim da Costa ficou interditado no trecho próximo à ponte.

De acordo com o secretário Fernando Rodovalho, a Rua 12 servirá a quem quer chegar à nova via, enquanto a Rua João Frejat será usada para os motoristas que saem da ponte em direção ao centro da cidade. Ainda segundo o secretário, após a liberação dessas ruas, terá início o projeto de asfaltamento das outras onze ruas da Barra próximas a ponte, além da própria Avenida Central.

Outro avanço nas obras ocorreu no acesso para Guaratiba, onde a laje de aproximação da pista da ponte com a rampa foi colocada também nesta sexta. Durante a semana, o antigo piso da estrada foi nivelado até a cabeceira da pista. O mesmo procedimento será feito para construção da rampa oposta.

O projeto de urbanização dos entornos da ponte da Barra prevê ainda a criação de espaços de estacionamento, áreas de lazer nos dois lados e a revitalização da quadra poliesportiva, que fica atrás do DPO. Outra providência será o bloqueio, na altura da ponte, da Rua João Joaquim da Costa, que fica às margens da lagoa e é utilizada historicamente como principal acesso à região litorânea de Maricá.

A ponte da Barra tem 172 metros de extensão e integrará o Centro aos bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra. Há um estudo para a implantação de um canal – a ser aberto quando se julgar necessário – para permitir maior circulação e renovação da água do complexo lagunar com o mar e, consequentemente, a oxigenação da água, principalmente em períodos de estiagem.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp