05/04/2014 às 00h26min - Atualizada em 05/04/2014 às 00h26min

RJ-104: Assaltos a ônibus na base da pedrada

[caption id="attachment_33609" align="alignleft" width="300"]
Foto: Ruy Machado

Foto: Ruy Machado

Foto: Ruy Machado[/caption]

Andar de ônibus tem se tornado uma prática das mais perigosas, principalmente os que transitam pela RJ-104. Um trecho de 500 metros, compreendido entre os bairros de Santa Bárbara e Maria Paula, tem tirado o sossego dos motoristas e dos passageiros. Bandidos têm feito os ônibus de alvo, atirando pedras com o intuito de quebrar as janelas e obrigar o coletivo a parar.

Na noite da última terça-feira, o fato se repetiu em um ônibus que faz Niterói-Maricá. Ao passar pelo local, os passageiros se assustaram ao ouvir um estampido e ver uma das janelas estilhaçar. Apesar do pânico, os ocupantes do veículo alertaram o motorista a não parar, uma vez que os criminosos se aproveitam desse momento para entrar e assaltar.

“Eu estava no ônibus e jogaram a pedra e todos gritaram para o motorista não parar com medo de serem assaltados. Os passageiros disseram que a ação é recorrente. Todos ficaram muito assustados. Isso é prática de bandido do Rio, que faz isso na Avenida Brasil, e agora veio para Niterói”, relatou um passageiro que preferiu não se identificar.

Segundo levantamento realizado pelo jornal A TRIBUNA, pelo menos cinco veículos desta viação foram assaltados este ano. A empresa foi procurada pela reportagem, mas preferiu não se pronunciar. Enquanto nada é feito para coibir as armadilhas dos criminosos, os passageiros são obrigados a montar estratégias para evitar perder alguns bens.

“Todos os dias rezo quando entro no ônibus e coloco dinheiro e celular na meia e na cueca. Está cada dia mais perigoso. Os bandidos nem vão atrás do dinheiro, porque com o Bilhete Único os motoristas não ficam com muito dinheiro. Os bandidos vão atrás dos aparelhos eletrônicos, que depois revendem nas favelas”, informou outro passageiro.

O Major Jefferson, subcomandante do Batalhão Polícia Rodoviária (BPRv), garantiu que todas as denúncias de abordagens criminosas na passarela serão checadas. “Não recebemos nenhuma denúncia, mas vamos averiguar o que está acontecendo na área”, disse.

Embora a RJ-104 seja de responsabilidade do Batalhão Polícia Rodoviária (BPRv), o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel, Gilson Chagas, informou que faz operações e patrulhamento frequentemente na área de Santa Bárbara. “Estamos fazendo operações e patrulhas ali sempre. Ainda não recebemos nenhuma informação do Setrerj, mas estamos sempre prontos para garantir a segurança naquela área”, disse.

Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revela que houve um aumento de aproximadamente 47% no número de assaltos à coletivos em Niterói. Os maiores casos são na área da 78ª DP (Fonseca) com 23 assaltos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp