07/04/2014 às 13h28min - Atualizada em 07/04/2014 às 13h28min

Fotos mostram supostos integrantes de equipe de Motocross realizando desmatamento no Espraiado

[caption id="attachment_33733" align="alignleft" width="300"]
Fotos mostram homens realizando o desmatamento.

Fotos mostram homens realizando o desmatamento.

Fotos mostram homens realizando o desmatamento.[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Após a reportagem veiculada neste domingo, 06, pelo LSM mostrando que a Prefeitura de Maricá havia proibindo a prática de Motocross em trilhas do município (Maricá proíbe Motocross em trilhas do município), fotos enviadas com exclusividade ao LSM mostram supostos integrantes de uma equipe de Motocross realizando o desmatamento na mata em um refúgio de Vida Silvestre.

A fonte que enviou as fotos será preservada. A imagem mostra duas pessoas com facões realizando supostamente a abertura de trilhas na região do Espraiado.

O LSM entrou em contato com o Secretário do Ambiente de Maricá, Tiago de Paula. Tiago diz que a prática do motocross no Espraiado requer a abertura de diversas trilhas através de desmatamento. Uma trilha é usada por algum tempo, mas logo é abandonado e é aberta uma nova trilha. Assim o desmatamento para a abertura de trilhas é continuo. “Consequentemente temos impacto sobre a fauna, erosão do solo e o assoreamento dos rios. Vale lembrar que as serras de Maricá abrigam o macaco Bugio, uma espécie ameaça de extinção.” Contou o  Secretário Tiago de Paula.

O secretário cita a Lei 2368/2011 que cria o Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá, que é uma Unidade de Conservação de proteção integral. Além desta Lei, as serras de Maricá são protegidas pela Constituição Federal, Código Florestal, Lei da Mata Atlântica, Lei de Crimes Ambientais, Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo.

A Secretaria Municipal do Ambiente diz que está aberta ao diálogo para propostas de uso sustentável das unidades de conservação e que irá organizar uma audiência pública pra debater o tema, no dia 29, as 18h, no auditório da Casa de Cultura.

O LSM tentou entrar em contato com algum representante da equipe citada na camisa, porém, até o fechamento desta matéria ninguém foi encontrado.

[caption id="attachment_33737" align="aligncenter" width="223"]
Homem com o facão na mão no meio da mata.

Homem com o facão na mão no meio da mata.

Homem com o facão na mão no meio da mata.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp