29/08/2012 às 14h27min - Atualizada em 29/08/2012 às 14h27min

Quaquá (PT) vai investir em escolas de tempo integral e na profissionalização dos jovens com a Escola Técnica Federal

Quaquá e Marcos Ribeiro na reforma da escola Joaquim Eugênio
em setembro de 2011 ( Foto :: Divulgação - Paulo Polônio)
Lei Seca Maricá nas Eleições Municipais de 2012 - Escolas abandonadas e sujas, mesas e carteiras quebradas, mato por todo lado, salas de aula sem nenhuma infraestrutura e algumas escolas fechadas, professores sem reajuste salarial e nenhuma creche. Foi assim que o Washington Quaquá, candidato a reeleição, encontrou as unidades da rede quando assumiu a prefeitura de Maricá, em 2009. No dia da posse, a prefeitura foi encontrada literalmente às escuras. A Concessionária Ampla havia cortado a energia por falta de pagamento. Quaquá teve que pagar uma dívida de mais de 1 milhão de reais deixada por seu antecessor.

A partir daí, ele começou uma verdadeira revolução na Educação de Maricá, proporcionando conforto e, acima de tudo, dignidade de trabalho para professores e condições de estudo para os quase 16 mil alunos da rede. Das 45 escolas do município, 24 foram reformadas e algumas ampliadas. Escolas como a de Barra de Zacarias, se tornou modelo de que é possível aliar qualidade no espaço físico e deixar a escola mais atrativa para os alunos. A unidade funciona em tempo integral, aliás esse é um dos compromissos do candidato para o próximo mandato. Fazer com que todas as escolas da rede sejam de tempo integral.

O investimento na Educação foi grande para tão pouco tempo. Pela primeira vez na história de Maricá, os alunos receberam gratuitamente uniforme escolar, kit de material escolar e agenda e, ainda, fazem parte do maior programa de inclusão digital do país: a entrega de 14 mil netbooks, uma ferramenta importante para ajudar na parte pedagógica e tornar o estudo mais agradável.

Há quatro anos não se falava em creche pública em Maricá. Três anos e meio depois já foram construídas seis unidades, além das escolas da rede que também atendem crianças nessa faxetária como a Escola Municipal Maurício Antunes, no Boqueirão, inclusive, com turmas em horário integral. Além disso, o prestígio de Quaquá junto ao governo federal, e com o apoio do presidente Lula e agora com a presidente Dilma, trouxe para a cidade três creches de grande porte. As unidades estão sendo construídas nos bairros de Inoã, na localidade de Bosque Fundo, Cordeirinho, na localidade de Marinelândia e Itaipuaçu. Cada unidade pode receber até 240 crianças.

Quaquá também reativou o curso de Técnico de Edificações no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro que havia sido  fechado pelo governo anterior. Além disso, firmou um convênio com o SENAI. Com isso, os alunos recebem todas as aulas práticas de experientes professores da renomada instituição e sairão do Ensino médio com dois diplomas, um emitido pela Secretaria de Educação e outro com a Chancela do SENAI, abrindo assim, as portas do mercado de trabalho. Pensando também na profissionalização, Quaquá conseguiu com o prestígio em Brasília, a Escola Técnica Federal (Instituto Federal Fluminense). A escola começa a funcionar esse ano no Caic Elomir Silva, no bairro de São José e terá as obras do Campus iniciada, com recursos próprios da prefeitura, ainda esse ano com finalização no ano que vem.

Por investir no futuro dos jovens maricaenses, oportunizando o acesso de muitos ao mundo digital, Quaquá foi criticado e caluniado, mas para o próximo mandato ele garante que as mudanças não vão parar.  “Em menos de 4 anos fiz mais do que todos os governos juntos em 40 anos. Garanto que no próximo mandato as coisas serão ainda melhores. Me criticaram porque dei computadores para as crianças. Vou colocar as escolas em tempo integral e valorizar os professores com salário digno e capacitação. Antes de mim não havia reajustes. Fui o único que concedi reajustes em todos os anos do meu governo. Hoje o acumulado em reajustes para a categoria somam mais de 30%”. Além disso, melhoramos a qualidade da merenda e demos dignidade para que as crianças estudarem. Maricá não pode retroceder e, tenho certeza que, o maricaense quer o progresso”, disse Quaquá.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp