27/04/2014 às 16h15min - Atualizada em 27/04/2014 às 16h15min

Maricá 200 anos: Conheça um pouco da história do bairro de Itaipuaçu

Em homenagem aos 200 anos da Cidade de Maricá, O LSM preparou uma série de trinta reportagens especiais sobre o município. As reportagens irão mostrar a história da região e as suas belezas naturais.

O Lei Seca Maricá te leva neste domingo, 27, para conhecer um pouco mais sobre a história do bairro de Itaipuaçu.

[caption id="attachment_35215" align="alignleft" width="300"]
Loteamento Jardim Atlântico em Itaipuaçu na década de 70. (Foto do acervo da Historiadora Maria Penha de Andrade e Silva.)

Loteamento Jardim Atlântico em Itaipuaçu na década de 70. (Foto do acervo da Historiadora Maria Penha de Andrade e Silva.)

Loteamento Jardim Atlântico em Itaipuaçu na década de 70. (Foto do acervo da Historiadora Maria Penha de Andrade e Silva.)[/caption]

Itaipuaçu é um distrito do município de Maricá, na Região Metropolitana, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua população estimada é de cerca de 30 000 habitantes.  "Itaipuaçu" é um termo tupi que significa "grande pedra na qual a água faz barulho", através da junção de itá (pedra), 'y (água), pu (barulho) e gûasu (grande)1 .

O distrito possui uma praia de águas agitadas que se distingue por possuir grãos de areia de grande diâmetro, quase do tamanho de seixos. Itaipuaçu possuiu diversos loteamentos como: Recanto, São Bento da Lagoa, Costa Verde, Jardim Atlântico, Morada das Águias, Territorial, Itaocaia Valley, Rincão Mimoso, Portal dos Cajueiros e Parque Vera Cruz.

Jardim Atlântico- O Jardim Atlântico, é o segundo maior loteamento da América Latina, perdendo apenas para o Jardim Catarina, em São Gonçalo.

Pedra do Elefante- O principal ponto turístico de Itaipuaçu é a Pedra do Elefante. Navegantes do Século XVI confundiam o pico culminante( 412m) com o Pão de Açúcar. O Alto Mourão (Pão de Martim Mourão em carta náutica de 1586) aparece em mapas como Falso Pão de Açúcar. O formato lembra o das caixas que levavam o açúcar para Portugal, os pães de açúcar.

Por volta de 1800, a “Carta Topográfica da Capitania do Rio de Janeiro”, de Manuel Vieira Leão, apresentou o morro como Alto Mourão. Popularmente, a mesma elevação de mais de 600 milhões de anos é chamada de Pedra do Elefante, já que, a partir da observação da Praia de Itaipuaçu, os contornos da rocha lembram os do animal. Entre as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara, o local faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), que foi criado em 1991 e tem área potencial de aproximadamente 2.400 hectares (24 km²). O nome deve-se aos burros que antigamente travessavam a Serra de Inoã ou Maricá, em meio às plantas da família das Cyperaceaes, chamadas de Tiriricas.

Fazenda Itaocaia- Em Itaocaia temos a fazenda Itaocaia, que foi construída no século XVIII. A fazenda serviu de hospedagem para o naturalista inglês Charles Darwin  em 1832, quando pesquisou a biodiversidade da região para incluir suas conclusões na Teoria sobre a Evolução das Espécies.

Praias- Itaipuaçu destaca-se pelas belezas naturais, desde a praia contendo areia grossa e rara no mundo, até os morros que cercam a região de Itaocaia. A praia de Itaipuaçu tem uma extensão de aproximadamente 15 km ao longo do litoral e uma faixa de areia entre 20 e 30 m.

[caption id="attachment_35216" align="aligncenter" width="620"]
Fazenda Itaocaia.

Fazenda Itaocaia.

Fazenda Itaocaia.[/caption] [caption id="attachment_35217" align="aligncenter" width="640"]
Areia da Praia de Itaipuaçu.

Areia da Praia de Itaipuaçu.

Areia da Praia de Itaipuaçu.[/caption] [caption id="attachment_35218" align="aligncenter" width="640"]
Pedra do Elefante

Pedra do Elefante

Pedra do Elefante[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp