16/05/2014 às 21h26min - Atualizada em 16/05/2014 às 21h26min

Maricá conscientiza população na Semana Municipal de Trânsito

Objetivo é reduzir o número de mortes na cidade: em seis meses, acidentes mataram 124 pessoas.

[caption id="attachment_36681" align="alignleft" width="300"]
Campanha educativa acontece em seis pontos da cidade (Centro, Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí e Barra). (Foto :: Fernando Silva)

Campanha educativa acontece em seis pontos da cidade (Centro, Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí e Barra). (Foto :: Fernando Silva)

Campanha educativa acontece em seis pontos da cidade (Centro, Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí e Barra). (Foto :: Fernando Silva)[/caption]

Em seis meses, 124 pessoas morreram em Maricá vítimas de acidentes de trânsito, ou seja, foram três óbitos a cada cinco dias. Os dados, impressionantes, são resultado da compilação dos boletins de ocorrência registrados na 82ª DP apenas entre setembro de 2013 e março deste ano. Para reduzir estes números, que além de embutirem tragédias familiares também provocam uma enorme pressão sobre o atendimento público de Saúde, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes promoverá, de segunda (19/05) a sexta-feira (23), a Semana Municipal de Trânsito. A campanha de conscientização intitulada "Bom de Volante" acontece uma semana antes das comemorações pelos 200 anos de emancipação político-administrativa da cidade e pretende educar a população para evitar que a imprudência no trânsito continue tirando vidas. 

O levantamento da polícia aponta, ainda, que outras 764 pessoas ficaram feridas por conta de acidentes no município, o que representa 19 vítimas a cada cinco dias. A grande maioria recebeu atendimento nas emergências do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã. Além da sobrecarga principalmente nas áreas de trauma, ortopedia e radiologia dessas unidades, a violência no trânsito também impõe enorme pressão sobre o abastecimento de insumos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No mesmo período, equipes do Corpo de Bombeiros atenderam 436 ocorrências, entre atropelamentos (70), colisão de veículos (214), queda de moto (109), capotagem de veículos (28) e queda de carros (15). "Não podemos deixar que esse número de vítimas fatais continue aumentando em Maricá. Vamos intensificar as fiscalizações e realizar essa semana anualmente para que possamos reduzir os índices de violência no trânsito", declarou o secretário Leandro Costa.

A secretaria irá distribuir panfletos informativos aos condutores para diminuir a violência no trânsito. As equipes ficarão em seis pontos da cidade: Rua Domício da Gama, em frente à Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro; ponte da Barra de Maricá; próximo a UPA, em Inoã; em frente ao DPO de São José do Imbassaí; e em Itaipuaçu (próximo ao Centro Comercial do Barroco e na esquina das ruas 35 e 66).

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 40 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes nas estradas e nas cidades.

Curta a Página do Lei Seca Maricá no Facebook => @Lei Seca Maricá OFICIAL

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp