24/08/2012 às 13h01min - Atualizada em 24/08/2012 às 13h01min

Ricardo Queiroz (PMDB) detalha ações para reestruturar a Saúde em Maricá

Construção de novo hospital e Unidades Básicas de Saúde UBS são prioridades

( Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)
Lei Seca Maricá nas Eleições Municipais de 2012 - o candidato do PMDB à Prefeitura, Ricardo Queiroz, e seu vice, Carolino (PDT), têm como prioridade reestruturar o setor com a construção de um novo hospital e de Unidades Básicas de Saúde nos bairros.

Levantamento do Ministério da Saúde constatou que Maricá investe menos de R$ 1 por dia para cada habitante. Com R$ 0,86, Maricá integra a relação dos 15 municípios do estado do Rio que menos destinaram verba para o setor em 2011, segundo dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos (Siops). Para que o bem-estar dos moradores volte a ser prioridade. “A experiência de um médico como Carolino é a certeza de que a saúde vai melhorar muito em Maricá. O projeto do novo hospital já está pronto desde 2007 e o nosso compromisso é inaugurar no dia 26 de maio de 2014, quando o município completará 200 anos. Ficará às margens da RJ-106, inicialmente com 85 leitos, e totalmente equipado para atender plenamente a população. Já o hospital Conde Modesto Leal será reformulado para atendimento exclusivo de mulheres e crianças”, afirma Queiroz.

A prioridade é, ainda no primeiro ano de gestão, retomar a estrutura necessária para que a população seja bem assistida.  “Quando assumimos o governo em 2000, investimos 31% do orçamento da prefeitura na saúde. Contratamos médicos, fizemos postos de saúde, ganhamos os prêmios Leila Diniz na Assembleia Legislativa, Hospital Amigo da Criança e o de referência nacional no controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Atualmente o governo municipal investe muito pouco em saúde, deixa a população sem os procedimentos necessários”, aponta Ricardo Queiroz.

Pensando na descentralização do atendimento e na facilidade de deslocamento dos moradores à procura de atendimento, Ricardo vai expandir a rede com a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) inicialmente em São José, Centro, Caxito e duas em Itaipuaçu. “As Unidades Básicas de Saúde contarão com consultórios, farmácia e escovário. Queremos levar a saúde para perto do morador e não fazer com que ele tenha que se deslocar por grandes distâncias para receber o atendimento”, afirma o candidato da coligação Maricá Nosso Amor (PMDB, PDT, PRTB, PCdoB, PTC, PSL, PTN, PRB, PV, PSC, PHS e PTdoB).

Outros pontos importantes que serão implantados por Ricardo Queiroz e Carolino são os Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais); ampliação da cobertura da Estratégia da Saúde da Família para 80% da população; criação de duas novas bases do Samu, em Ponta Negra e Itaipuaçu; Programa Colo da Família, com a internação domiciliar; Reativação do Laboratório de DST/AIDS e criação do Centro de Zoonoses.
                                                                                                                        
Durante os oitos anos do governo de Ricardo Queiroz (2000-2008), o município de Maricá teve o maior investimento de saúde, de acordo com o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos. Nesse período, Maricá ganhou 22 novos postos de saúde.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp