09/06/2014 às 16h52min - Atualizada em 09/06/2014 às 16h52min

Maricá entre as 300 cidades mais desenvolvidas do país segundo a Exame

[caption id="attachment_38486" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Clarildo Menezes)

(Foto :: Clarildo Menezes)

(Foto :: Clarildo Menezes)[/caption]

ASCOMPMM- Maricá apareceu entre as 300 cidades mais desenvolvidas do Brasil. Tais resultados foram obtidos dentro de  três diferentes listagens,  que reúnem os mais de 5.500 municípios do país: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), da Organização das Nações Unidas (ONU); Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); e o Indicador Social de Desenvolvimento Municipal (ISDM), este da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nesta semana, a revista econômica Exame fez, pela primeira vez, um comparativo entre esses índices de forma a estabelecer a relação consolidada das 500 cidades mais desenvolvidas do país. De acordo com o levantamento da revista, Maricá aparece na 298ª posição em um desses rankings, justamente o IDHM da ONU.

A avaliação positiva registrada no IFDM – Maricá está na 48ª posição – na qual as ações relacionadas à Saúde e à Educação no município a partir de 2009 foram o destaque, segundo a própria Firjan – se soma à presença da cidade no ranking das 500 mais desenvolvidas na medição da ONU, com referência ao ano de 2013. O número combina avaliação dos quesitos "vida longa e saudável", que calcula a expectativa de vida ao nascer; "acesso ao conhecimento", que mede a escolaridade da população ativa e o fluxo escolar da população jovem; e o "padrão de vida", com a avaliação do padrão de vida. De acordo com a organização, Maricá alcançou índice 0,765, o que é considerado Alto pelos pesquisadores – e próximo aos melhores do país: o patamar Muito Alto começa a partir de 0,800.

Tanto no ranking da Firjan (focado em Saúde, Educação e Trabalho), quanto no da FGV (que combina Saúde, Educação, Renda, Trabalho e Educação), Maricá aparece bem posicionada na relação nacional de municípios. No primeiro, referente a 2011, alcançou índice de 0,674 e está 2.051ª posição. Já no segundo, referente a 2010, o índice medido é de 5,08 e a cidade está na 1.967ª posição nacional. Vale destacar que o índice da FGV leva em conta a proporção de crianças de 0a 3 anos que frequentam creches e a de crianças de 7 a 14 anos matriculadas em escolas e cursando a série adequada. O avanço na Educação – já existem dez creches públicas na cidade, quando até 2008 não havia nenhuma - reconhecido pela pesquisa da Firjan, deverá impactar diretamente os próximos levantamentos.  

Curta a Página do LSM no Facebook => @LEI SECA MARICÁ OFICIAL


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp