29/10/2014 às 14h29min - Atualizada em 29/10/2014 às 14h29min

Novembro é mês de vacina contra a febre aftosa

Segunda etapa anual da campanha começa no próximo dia 1º e devem ser vacinados bovinos com até 24 meses de idade

A partir do próximo sábado, dia 1º de Novembro, os pecuaristas fluminenses têm um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos bovinos. A data marca o início da segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. O estado do Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa com vacinação, há 17 anos sem o registro da doença em seu plantel.

De acordo com o superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, o fato do calendário de vacinação prever nesta etapa a imunização parcial do rebanho favorece o manejo dos animais nas propriedades que tiveram suas pastagens comprometidas pela estiagem prolongada.

- A estimativa é que sejam vacinados mais de 900 mil animais, que se encontrem nesta faixa etária, do total de 2,2 milhões de cabeças do rebanho estadual - adiantou ele.

Ele ressalta que, apesar de parcial, após a imunização dos animais continua sendo obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. No documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa de Novembro quanto os dispensados.

Essa comprovação é sempre exigida para a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) nos deslocamentos de bovídeos, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp