05/12/2014 às 16h08min - Atualizada em 05/12/2014 às 16h08min

‘Os Bombeiros salvaram a minha vida’, disse homem que foi resgatado após barco virar na lagoa de São José

[caption id="attachment_51238" align="alignleft" width="300"]
Bombeiros e o homem que foi salvo pela equipe. (Foto :: Romário Barros | LSM)

Bombeiros e o homem que foi salvo pela equipe. (Foto :: Romário Barros | LSM)

Bombeiros e o homem que foi salvo pela equipe. (Foto :: Romário Barros | LSM)[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- ‘Confesso que já havia perdido a esperança”. Declarou o Sr. Emilson da Conceição, 61 anos, em entrevista ao Lei Seca Maricá a respeito do caso ocorrido no último dia 9 de Novembro, quando seu barco virou na lagoa do bairro de São José do Imbassaí, enquanto pescava. O caso foi divulgado com exclusividade pelo site LSM.

Naquele domingo pela manhã, Sr. Emilson relatou que ao puxar a rede de pesca o barco virou e ele foi arremessado na água. Foram momentos de tensão.  

“- Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. Inicialmente tentei nadar em direção à margem da lagoa, pois meu barco rapidamente foi levado pela correnteza, entretanto tive a sensação de que a cada dez metros que tentava ir a frente, a correnteza me puxava vinte metros para traz. Foi então, que após alguns minutos, desisti de nadar contra a correnteza. Embora ainda estivesse calmo e mantendo-me sempre sobre a superfície da água, a distância que eu me encontrava da margem da lagoa fez-me pensar que ninguém me veria naquela situação. Pensei em deus e na minha família”. Disse Sr. Emilson.

‘Somos apenas homens com coragem e determinação. Declarou o sargento Eduardo sobre o salvamento do senhor Emilson.

“- Quando chegamos ao local, um senhor à beira da lagoa apontou na direção de um pequeno ponto, e disse ter avistado duas ou três pessoas sendo levadas pela correnteza. Foi então que resolvemos entrar, o sargento Jorge Lopes e eu, enquanto a Sub Tenente Nelma e o Sub Tenente Gilmar acionavam as demais equipes operacionais. Fomos acionados para um evento com quinze vítimas, todo apoio seria necessário.” Narrou Eduardo em entrevista ao LSM.

[caption id="attachment_51239" align="alignright" width="300"]
Helicóptero foi utilizado na operação. (Foto :: Arquivo | LSM)

Helicóptero foi utilizado na operação. (Foto :: Arquivo | LSM)

Helicóptero foi utilizado na operação. (Foto :: Arquivo | LSM)[/caption]

O sargento Eduardo disse ainda, que está há seis anos na corporação, e que foi um momento atípico na sua carreira.

“- A maioria das ocorrências que participo ocorre em terra, pois trabalho na ambulância, entretanto o cenário me levou a decidir entrar na água. Confesso que nos minutos em que me distanciava da margem da lagoa, e alcançava uma profundidade na qual já não mais conseguia manter contato com o solo, proporcionaram um longo momento de reflexão, tive medo, afinal ainda não sabíamos quantas pessoas estariam na água precisando de socorro. Pensei na minha família e na possibilidade daquele evento estar além da minha capacidade. Tive medo de não voltar para minha família. Foi então que entendi que aquelas vítimas também teriam alguém para a qual queriam voltar. Foi um forte incentivo para concluir aquela operação.” Comentou Eduardo.

O sargento acrescentou também que graças a Deus só havia uma pessoa na água e que a calma e a tranquilidade do senhor Emilson foram imprescindíveis para o feliz desfecho do ocorrido.

[caption id="attachment_51240" align="alignleft" width="300"]
Bombeiros que participaram do resgate de Sr. Emilson. (Foto :: Arquivo | LSM)

Bombeiros que participaram do resgate de Sr. Emilson. (Foto :: Arquivo | LSM)

Bombeiros que participaram do resgate de Sr. Emilson. (Foto :: Arquivo | LSM)[/caption]

Passados quase um mês do resgate efetuado pelos Bombeiros, Sr. Emilson agradeceu a uma das equipes que participou diretamente do seu atendimento.

“- Recebi uma nova oportunidade, Deus operou um milagre na minha vida através desta grande corporação que é o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro”. Comentou.

Sr. Emilson finalizou agradecendo em especial aos quatro Bombeiros que participaram diretamente do resgate.

“- Agradeço ao Sub Tenente Gilmar, a Sub Tenente Nelma, que com grande profissionalismo e humanidade me receberam às margens da lagoa, ao sargento Jorge Lopes e ao sargento Eduardo que com muita coragem e profissionalismo soube me tirar da correnteza e me conduzir em direção a orla, quando num dado momento fui retirado da água pelo helicóptero dos bombeiros.” Finalizou.

Recomendações

A prática de pesca é algo comum na região, e afim de reduzir as chances de novos acidentes o Sargento Eduardo deixou algumas recomendações, especialmente para aqueles que utilizam pequenas embarcações:

=> É imprescindível que o pescador saiba nadar;

=> Evite pescar sozinho, esteja acompanhado de pelo menos mais uma pessoa, que também saiba nadar;

=> Avise aos familiares ou a algum amigo sobre o local que pretende pescar;

=> Tenha equipamentos de proteção, coletes salva vidas e bóias;

=> Se possível, enrole um celular em um ou dois sacos plásticos, para não molhá-lo, e o leve na embarcação;

=> Utilize protetor solar;

=> Leve água para hidratação;

=> Nunca faça consumo de bebidas alcoólicas antes e durante o período que permanecer embarcado. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp