19/12/2014 às 16h57min - Atualizada em 19/12/2014 às 16h57min

Empresa Pública de Transportes de Maricá transporta 3 mil passageiros nas primeiras 24 horas

[caption id="attachment_52416" align="alignleft" width="300"]
Ônibus entraram em circulação nesta quinta-feira. (Foto :: Paulo Polônio)

Ônibus entraram em circulação nesta quinta-feira. (Foto :: Paulo Polônio)

Ônibus entraram em circulação nesta quinta-feira. (Foto :: Paulo Polônio)[/caption]

Três mil passageiros utilizaram os ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá nas primeiras 24 horas de funcionamento. Ao todo, foram feitas 50 viagens das duas extremidades da cidade, de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu e vice-versa (via Manoel Ribeiro e Cordeirinho), com tarifa zero (sem cobrança de passagens ou cadastro). A estimativa da EPT é que o número de viagens triplique a partir desta sexta-feira (19/12). Qualquer um, morador ou não, pode usar os ônibus. A autarquia municipal, criada e custeada integralmente pela Prefeitura, acabou com o monopólio que há 40 anos controlava os transportes públicos no município contra todos os interesses da coletividade.

Para o diretor operacional, Alessandro Carracena, o balanço inicial foi positivo. “Um dado importante é que muitos passageiros elogiaram o atendimento dos motoristas, desde a condução dos veículos ao esclarecimento de itinerários”, afirmou o diretor operacional, reforçando que o funcionamento é 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e nos períodos com fluxo mais intenso os ônibus saem às 4h30 do Recanto de Itaipuaçu (Rua Barão de Macaúba, em frente à Escola Municipal João Monteiro) e às 5h da Praça de Ponta Negra (Rua São Pedro Apóstolo). Dez veículos – equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circulam com intervalos de 20 minutos até às 22h, e de hora em hora durante a madrugada.

O controle de passageiros nos veículos será feito por catracas instaladas na parte dianteira (os passageiros entrarão pela porta dianteira e sairão pela porta traseira). Todos os veículos possuem portas centrais com elevadores, exclusivos para embarque e desembarque de cadeirantes. A capacidade máxima dos coletivos é de 43 passageiros sentados e 43 em pé.  

Com a implantação da EPT, Maricá é a terceira cidade no estado (as outras são Porto Real e Silva Jardim) e a primeira com mais de 100 mil habitantes a oferecer a tarifa zero. As quatro linhas municipais passam pelos terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu e atendem também as principais escolas e unidades de saúde do município, inclusive nos bairros que até então não eram atendidos pelas empresas, como o Retiro. A frota da EPT conta ainda com três ônibus de reserva e outros quatro em linha de montagem no fabricante. Um reboque também foi adquirido e está disponível para utilização. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões.

Reportagens Relacionadas 

LSM lança campanha pela conservação dos ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá

Confira os horários e itinerários da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá

LSM embarca em ônibus da EPT e passageiros elogiam iniciativa da Prefeitura de Maricá

Ônibus da Empresa Pública de Transportes começam a circular em Maricá


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp