30/01/2015 às 18h31min - Atualizada em 30/01/2015 às 18h31min

Sescoop/RJ ministra palestra a 25 mototaxistas interessados em constituir cooperativa em Maricá

[caption id="attachment_56062" align="alignleft" width="300"]
Foto - Divulgação

Foto - Divulgação

Foto - Divulgação[/caption]

Em uma ação dos setores de Monitoramento e Promoção Social do Sescoop/RJ (Sindicato Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro) , 25 mototaxistas participaram da palestra sobre o cooperativismo, em Maricá. Durante o dia também foi realizada uma reunião para debater o processo de constituição e legalização da cooperativa destes profissionais no município.

O analista de Monitoramento do Sescoop-RJ, Jorge Pecly, ministrou a palestra e destacou assuntos ligados ao cooperativismo em geral, como antecedentes históricos,  princípios e valores do cooperativismo, Estrutura do movimento cooperativista, o Papel da OCB/Sescoop; Elementos conceituais de formação da definição de cooperativas e Tipos de cooperativas e diferenças entre as demais organizações.

A Lei Cooperativista 5.764/71 e demais legislações; Constituição do capital social; Responsabilidades, direitos e deveres dos associados/cooperados e Gestão e estrutura operacional de uma cooperativa também foram temas comentados na capacitação.  “O Sescoop/RJ está à disposição para solucionar quaisquer dúvidas e orientá-los no que for preciso”, disse Jorge Pecly.

Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz acredita que o princípio básico para constituição de uma cooperativa, passa, primeiramente, por conhecer as normas que regem o cooperativismo.

“Acreditamos na doutrina cooperativista. Para uma cooperativa ser constituída e ter sucesso, além da gestão profissional, é precioso que os cooperados tenham a obrigação de saber sobre os princípios e ramos do cooperativismo, seus deveres e direitos, a Lei que rege este sistema e também conhecer a instituição que os representa, no caso do Rio de Janeiro, o Sistema OCB/RJ”, disse Diaz.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp