15/04/2015 às 21h29min - Atualizada em 15/04/2015 às 21h29min

Eleitores de Maricá enfrentam até duas horas para realizar o recadastramento biométrico

[caption id="attachment_62656" align="alignleft" width="300"]
Eleitores de Maricá enfrentam até duas horas para realizar o recadastramento biométrico. (Foto :: WhatsApp LSM)

Eleitores de Maricá enfrentam até duas horas para realizar o recadastramento biométrico. (Foto :: WhatsApp LSM)

Eleitores de Maricá enfrentam até duas horas para realizar o recadastramento biométrico. (Foto :: WhatsApp LSM)[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- Moradores de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, que precisam fazer o recadastramento biométrico devem ter paciência. Nesta quarta-feira, 15, a fila para o serviço no único posto da Justiça Eleitoral na cidade tinha mais de 100 pessoas. Alguns eleitores chegaram cedo e esperaram até duas horas para serem atendidos.

De acordo com um comerciante da região, que fica próximo ao TRE, o mesmo só vive cheio. "- Só tem um TRE na cidade, então é sempre o mesmo problema. A fila de manhã estava enorme." Comentou. 

Por volta das 14h30, a equipe do LSM esteve de surpresa no TRE de Maricá e flagrou os eleitores esperando por atendimento por quase duas horas. Um rolo de senhas dentro de uma caixa de papelão era adquirida e os eleitores aguardavam para o atendimento. "Já estou aqui há duas horas e nada de atendimento". Disse uma moradora do Condado.

Como a zona eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, às 18h45, antes do horário de fechamento do TRE, o editor responsável do LSM, Romário Barros esteve no local e não pode fazer o recadastramento. Ele foi informado que não poderia fazer o procedimento, pois haviam ainda muitos eleitores aguardando o atendimento e que, segundo os funcionários, não teria tempo hábil para realizar o serviço até às 19 horas.

Os eleitores de todo o município podem comparecer ao cartório eleitoral que fica na Avenida Roberto Silveira, 524-a - Lojas 2 e 3, Flamengo, em frente ao Carlinhos do Gás e próximo a Faculdade Severino Sombra. 

Menos de 1% realizou o recadastramento em Maricá

O LSM realizou contato com a assessoria de imprensa do TRE e fomos informados que desde o início do recadastramento biométrico em Maricá, em 6 de abril, foram realizados apenas 502 atendimentos no cartório da 55ªZE da cidade, ou seja, menos de 1% dos 92.378 eleitores da cidade realizaram o procedimento obrigatório.

Obrigatoriedade

O recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Maricá. Quem não o fizer terá seu título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O cancelamento atingirá também os eleitores que não são obrigados a votar, caso dos analfabetos, menores de 18 anos e com 70 anos ou mais.

Documentação

Os eleitores devem comparecer ao TRE de Maricá portando documento de identidade e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita para a confecção do primeiro título, caso em que os cidadãos do sexo masculino com 18 anos ou mais deverão apresentar, também, certificado de alistamento militar ou de reservista.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp