31/10/2015 às 12h23min - Atualizada em 31/10/2015 às 12h23min

Wanessa por Wanessa: Doces ou travessuras?

Olá , pessoal! Muito bom dia, tarde ou noite! Desejo que esteja tudo bem com vocês.

Em clima de Halloween, festa que vem ganhando espaço em nossa cultura. Essa semana li muitas coisas a favor e contra, informações religiosas, informações históricas ou relatos céticos. Resolvi falar um pouco sobre... E você, já parou para pensar na quantidade de influências que recebemos de outras culturas?

Vamos entender a Festa de Halloween, aqui no Brasil, Festa das Bruxas.

A história diz que  a mais de 2500 anos o povo Celta acreditava que no último dia de verão as cidades eram invadidas por espíritos ruins que queriam tomar posse dos seres vivos. Para afastá-los e assustá-los eles decoravam as suas casas com objetos assustadores.

Também na Europa, no século IX, os cristãos iam de casa em casa pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. A pessoa que ganhava o doce fazia uma oração para um parente falecido do dono da casa.

Mesmo não sendo uma festa reconhecida pela Igreja Católica, a tradição foi ganhando força na Europa até chegar aos EUA, onde hoje faz parte da cultura.

Foram os Imigrantes Irlandeses que levaram para os Estados Unidos essa  festa que sempre foi realizada  antes do dia de finados, ou seja, quase sempre em 31 de outubro.

A festa perdeu a característica religiosa ( ou não ) e as escolas e cursos hoje comemoram como o dia de se fantasiar de bruxas e afins. Hoje em dia na Europa e nos EUA as crianças saem a rua para pedir doces de porta em porta com a frase: “ doces ou travessuras”, e são presenteadas pelos proprietários das residências com guloseimas.

Por aqui algumas religiões fazem grandes críticas a festa, dizendo que é uma forma de cultuar energias que não são do bem.  Que os princípios e valores das imagens da festa não são cristãos.

Já alguns historiadores brasileiros defendem que o nosso folclore é muito vasto para valorizarmos o folclore de outros países. Para fortalecer a data com a nossa cultura em 2005 o Governo Brasileiro criou o dia do Saci ( comemorado também em 31 de outubro).

O nosso carnaval também começou dessa forma,  alguns antropólogos defendem que o objetivo do carnaval era se fartar com comidas e bebidas antes da Quaresma, tempo de penitência e reclusão da Igreja Católica. Com o passar dos anos a festa foi se transformando e hoje também é comemorada em menor proporção em outros países, até na Europa.

Ou seja, existe uma troca de cultura natural, absorvemos e compartilhamos um pouco da história e das características dos povos.

Como tudo é transformado para obter lucros, hoje nos EUA o Halloween é a segunda data de maior venda do comércio, só perdendo para o Natal. Parte das doações arrecadas com as festas são destinadas para a Unicef.

Curiosidades sobre essas tradição:

- O nome é  uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). Existem outras versões para a origem do nome.

- A abóbora simboliza a fertilidade e a sabedoria, as velas simbolizam o caminho para os espíritos, a cor laranja predomina pelo seu tom alegre.

Como somos um estado laico, é natural que tenhamos respeito pelas tradições dos povos independente da concordância. O meu objetivo em falar sobre a festa foi único e exclusivo por curiosidade. Sem contras e a favor. ;)

Sou a favor sim, do bem, do respeito, do conhecimento, do acesso as informações e a partir daí podemos analisar e decidir o que pensamos sobre tudo.

A manipulação das informações é algo preocupante, infelizmente não temos o hábito do “ olhar crítico “ sobre o que escutamos diariamente . O ideal é que sejamos pessoas curiosas sobre tudo e que antes de aceitar ou criticar façamos uma análise mais profunda do assunto.

Um fato é certo, somos um país vasto culturalmente e infelizmente muitas tradições se perdem ou ficam restritas em suas comunidades. Vamos do chimarrão no Rio Grande do Sul, passando pelas tochas flamejantes dos farricocos da cidade de Goiás, até chegar aos grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas de Roraima e algumas cidades do Norte e Nordeste.

Viva a diversidade cultural, viva o respeito religioso, viva o povo Brasileiro. Que, com tantas “ marolas “ sendo enfrentadas diariamente ainda conseguimos sorrir e festejar.

Meu beijo da semana tem sabor de aliança, desejo ao casal Paulo Roberto e Tielen toda a felicidade do mundo. Que Deus os abençoe e que essa união seja baseada na confiança, no respeito, no amor pleno. Felicidades, pelo casamento!

Obrigada por estarem aqui mais uma semana!

Bom final de semana com feriado á todos.

Wanessa Coutinho - Publicitária e gestora da Casa & Cia Itaipuaçu

https://www.facebook.com/Casa-Cia-Itaipua%C3%A7u-1017159111652304/?ref=h

Facebook: https://www.facebook.com/wanessaporwanessa/?ref=hl

Email: [email protected]

Mensagem da Semana

"Sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta."


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp