24/11/2015 às 20h20min - Atualizada em 24/11/2015 às 20h20min

Beneficiários do Bolsa Mumbuca terão que 'madrugar' para conseguir senha no INSS de Maricá

[caption id="attachment_81347" align="alignleft" width="300"]
Beneficiários do Bolsa Mumbuca terão que 'madrugar' para conseguir senha no INSS de Maricá.

Beneficiários do Bolsa Mumbuca terão que 'madrugar' para conseguir senha no INSS de Maricá.

Beneficiários do Bolsa Mumbuca terão que 'madrugar' para conseguir senha no INSS de Maricá.[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- Na manhã desta terça-feira, 24, o LSM noticiou que os beneficiários do Bolsa Mumbuca estavam lotando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Maricá para conseguir o CNIS completo com CAD único, que é um documento exigido pelo Governo Municipal para o recadastramento do programa. Para o controle do atendimento foram distribuídas senhas e agora os beneficiários terão que madrugar na fila para conseguir o documento.

O INSS de Maricá colocou um aviso na entrada da agência com os dizeres: " Conforme acordo com a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Economia Solidária e a Gerência Executiva Niterói, à partir de 25/11 esta agência fará atendimento de 250 senhas diárias de extrato de CNIS. O Prazo para entrega na Prefeitura fica automaticamente dilatado", dizia o aviso.

Quem chegou durante a tarde para conseguir o documento ficou indignado."- Vou ter que madrugar amanhã aqui na fila para pegar a senha e  conseguir esse documento. É uma pouca vergonha o que estão fazendo conosco", disse uma beneficiária do programa social da Prefeitura de Maricá.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. 

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. 

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único. 

Recadastramento-  Perto de completar dois anos de existência em dezembro, o programa Bolsa Mumbuca vem sendo responsável pelo aquecimento da economia local e pela redução da pobreza no município.

Para a atualização dos dados, o beneficiário do programa deverá comparecer aos postos com os seguintes documentos: cópias da identidade, CPF, título de eleitor, PIS ou PASEP, comprovante de residência atualizado, além da carteira profissional, cartão do INSS (auxílio doença ou aposentadoria), declaração escolar (para maiores de 5 anos caso possuir) com cópia de documentação do cônjuge (RG, CPF e comprovante de residência), CNIS completo com CAD único (disponível no CRAS da sua região) e Cartão Mumbuca com cópia do comprovante de residência atualizado.

Postos de recadastramento

Complexo Poliesportivo Leonel Brizola – Av. Roberto Silveira, s/nº - Flamengo;

E.M. Joana Benedicta Rangel – Av. Nossa Senhora do Amparo, 240 – Centro;

E.M Caic Elomir Silva – Av. Guarujá, Lote 1 – São José do Imbassaí;

Cordeirinho Futebol Clube – Estrada de Cordeirinho, s/nº – Cordeirinho;

Esporte Clube Ponta Negra – Rua Moacir Vale dos Santos, s/nº – Ponta Negra;

Igreja Assembleia de Deus – Rua Elias da Cruz, s/nº – Inoã;

Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas - Rua Leonardo José Antunes – Inoã;

Residencial Carlos Marighella - Minha Casa Minha Vida – Rua Antônio Neiva, s/nº – Itaipuaçu;

E.M Marquês de Maricá – Rua 36, esquina com a Rua 83 – Itaipuaçu;

[caption id="attachment_81294" align="aligncenter" width="1064"]
Filas na agência do INSS de Maricá na manhã desta terça-feira.

Filas na agência do INSS de Maricá na manhã desta terça-feira.

Filas na agência do INSS de Maricá na manhã desta terça-feira.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp