28/04/2012 às 14h00min - Atualizada em 28/04/2012 às 14h00min

Ambulâncias quebradas chamam a atenção da população de Maricá

Apesar do atendimento de qualidade, o suporte técnico do serviço da SAMU pode não ser suficiente para dias com diversos atendimentos

Ambulâncias da SAMU sendo 'rebocadas' pelas Ruas do Centro
de Maricá (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)
REPORTAGEM ESPECIAL - O município de Maricá possui apenas três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e apenas uma do Corpo de Bombeiros para atender a uma população de aproximadamente 130 mil habitantes. Na última semana, na SAMU das três viaturas, duas quebraram e apenas uma prestou atendimento à população.


Nesta sexta-feira (27) devido um grande número de acidentes o destacamento do Corpo de Bombeiros de Maricá ficou sobrecarregado por ter apenas uma ambulância para atender todo o município. A falta das ambulâncias da SAMU para complementar os atendimentos fez com que o socorro fosse realizado com certa demora.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) oferece profissionais qualificados, porém o serviço técnico, como o número de ambulâncias é uma preocupação dos munícipes. De acordo com informações, as ambulâncias são adquiridas pelo governo Federal por termo de doação, e o repasse para a manutenção é tripartite, isto é, mantida 50% pelo Governo Federal, 25% pelo Governo Municipal e 25% pelo Governo Estadual, porém este último não faz sua parte, sendo o município encarregado de suprir a verba que falta.

O morador de São José do Imbassaí, Henrique Fortes, 39 anos comentou sobre as constantes quebras das ambulâncias. “Sempre que precisamos, as ambulâncias do SAMU estão quebradas. Ligamos para o Corpo de Bombeiros e lá só tem uma ambulância para atender toda Maricá. O Governo do Estado tem que mandar mais unidades para cá. Maricá necessita de mais ambulâncias para atender a população.” Desabafou Henrique.

Celular

Outra reclamação sobre o serviço da SAMU é de que o socorro não pode ser solicitado via telefone móvel.  De acordo com informações o problema acontece em alguns pontos e em algumas operadoras, mas estão tentando solucionar. “Já solicitamos as operadoras de telefonia celular e eles disseram se tratar de um problema de sincronia, mas que já estão trabalhando para resolver”, Comentou Rogério Carvalho, atendente de uma operadora de telefonia móvel. A orientação para os munícipes é de que ao tentar ligar no 192 e não conseguir,  ligue para o 193, no Corpo de Bombeiros de Maricá para que eles repassem a ligação para o SAMU atender o chamado.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp