05/02/2013 às 11h00min - Atualizada em 05/02/2013 às 11h00min

Disque-Denúncia recebe 29 informações com a possível localização de presos que fugiram de presídio

(Ilustração :: Jornal Extra)
O Disque-Denúncia (2253-1177) recebeu, até as 11h desta terça-feira, 29 informações sobre a possível localização dos detentos que fugiram, no domingo, do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio. Segundo o Disque-Denúncia, todas as denúncias foram encaminhadas à Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap).
Na manhã desta terça-feira, policiais militares do 14º BPM (Bangu) fazem uma operação nas favelas da Metral e Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, para tentar encontrar os 27 presos que ainda estão foragidos. Há buscas também no Morro Jorge Turco, em Coelho Neto, na Zona Norte. Não há informações de prisões.

A fuga
Os 31 presos fugiram por um túnel que eles mesmos cavaram e caíram na rede de esgoto. Eles atravessaram toda a galeria e chegaram até a parte externo do Complexo de Gericinó. Quatro deles foram encontrados ainda no túnel. Os demais escaparam.

Nesta segunda-feira, o secretário de Administração Penitenciária, coronel PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, assumiu que houve falha na. Segundo ele, agora, o que está sendo apurado é se a falha foi proposital ou não - ou seja, se houve envolvimento de algum funcionário da unidade para facilitar e ajudar na ação.
- A fuga foi numa falha de segurança nossa. O que estamos buscando saber é até que ponto isso foi sem intenção ou não - disse ele.

Um dos foragidos é Claudino dos Santos Coelho, conhecido como Xuxa ou Russão. Ele foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002, no conjunto de favelas do Alemão. Outro foragido é apontado pela polícia como chefe do tráfico no Morro do Jorge Turco, em Coelho Neto, e no Complexo do Lins, no Lins de Vasconcelos, também na Zona Norte. Cláudio Machado, o Marreta, seria ainda responsável pela cocaína que chega ao Rio.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp