11/12/2012 às 11h46min - Atualizada em 11/12/2012 às 11h46min

Pisca-pisca de Natal provoca incêndio em residência de Itapeba

Curto circuito pode ter provocado o incêndio
Bombeiros controlaram o incêndio e realizaram o trabalho de rescaldo

Incêndio pode ter sido causado por um pisca-pisca de
uma árvore de natal. ( Foto :: Romário Barros | LSM Notícias )
Da Redação | Romário Barros - O Destacamento do Corpo de Bombeiros de Maricá controlou um incêndio provocado por um pisca-pisca de Natal em uma casa de um condomínio na manhã desta terça-feira (11) no bairro de Itapeba.

O incêndio aconteceu na casa 04 do condomínio Verdes Mares, localizado às margens da RJ 106 (Rodovia Amaral Peixoto) e do Posto GNV Osórios. Os homens do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta de 8 horas da manhã e quando chegaram ao local as chamas já haviam consumido um cômodo da casa.

De acordo com Sgt Claudio o incêndio estava se alastrando pela residência, mas foi rapidamente controlado e pode ter sido causado por um pisca-pisca de uma árvore de natal. A casa ainda apresentava riscos do surgimento de novos focos e algumas medidas preventivas foram tomadas para evitar que o fogo se alastrasse.

O incêndio se alastrou rapidamente pela casa, onde móveis e eletrodomésticos foram consumidos pelo fogo e completamente destruídos.

Os Bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo. Ninguém ficou ferido.
O incêndio aconteceu na casa 04 do condomínio Verdes Mares,
localizado às margens da RJ 106 (Rodovia Amaral Peixoto) e ao lado do Posto GNV Osórios. 
( Foto :: Romário Barros | LSM Notícias)
Bombeiros alertam para instalações natalinas
Com a chegada das festas de fim de ano é comum ver residências ou lojas decoradas com iluminação natalina, conhecidas como “pisca-pisca”, entre outras inúmeras opções de artigos de decoração que iluminam o ambiente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cuidado deve começar na hora de comprar a iluminação natalina. Nas embalagens deve haver informações de potência, voltagem e modo de uso. É preciso verificar o selo de qualidade, que deve estar visível na embalagem com instruções escritas em Português. “O cuidado já começa na hora da compra, onde a pessoa precisa certificar se o produto tem o selo do Inmetro porque se não tiver não terá garantia”, alertou Sgt Claudio.

É importante também verificar se na fiação do pisca-pisca há emendas, fios soltos ou lâmpadas queimadas nas conexões. “Ao fazer a ligação do pisca-pisca ou no interruptor não pode haver grande quantidade de eletrodomésticos plugados simultaneamente no T [conhecido também como benjamim] porque pode correr o risco de curto circuito e até incêndios”, afirma.

Ao adquirir uma árvore artificial, procure a etiqueta "resistente ao fogo". Nunca utilize luzes elétricas numa árvore decorativa feita em metal, porque ela poderá ficar carregada com eletricidade por causa de luzes com defeito, o que pode levar a uma eletrocussão, que é a exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica.A sugestão também é optar pelas luzes LED, que são mais econômicas e adequadas ao meio ambiente. Se alguma lâmpada queimar é preciso substituir o mais rápido possível.

Outra recomendação é para não colocar as lâmpadas das iluminações decorativas muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel. Se puder, não utilize esse tipo de decoração na árvore de Natal, reduzindo assim o risco de incêndio.

A orientação também é para apagar todas as lâmpadas ao dormir ou quando não tiver ninguém em casa. As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio. Evite colocar as árvores próximas de materiais de fácil combustão como papel, madeira ou plástico ou de fonte de calor como lareiras, fogão, radiadores e aquecedores. Use apenas materiais resistentes ao fogo para decorar uma árvore de Natal. A árvore não deve bloquear a janela ou porta que permita a livre circulação das pessoas.

Caso a árvore seja natural, corte um pouco do tronco para expor a madeira. Desta forma vai permitir melhor absorção da água e ajudará a evitar que ela seque e se converta num perigo de incêndio. Além disso, mantenha o depósito em que ela se encontra cheio de água, já que casas com aquecimento podem secar rapidamente.

CBMERJ|MARICÁ: Sub.Ten. França, Sgt Bezerra, Sgt Gervi, Sgt Luiz Matos, Sgt Lacy, Sgt Daniel Ribeiro, Sgt Claudio, Cb Eduardo e Sd Marques.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp