28/12/2012 às 14h07min - Atualizada em 28/12/2012 às 14h07min

Bombeiros em alerta por causa da temperatura elevada

Corpo de Bombeiros trabalha intensamente para controlar
pequenos focos de incêndio que começaram a surgir
em vários pontos de Niterói, Maricá e São Gonçalo
( Foto :: Mauro Luis | LSM)
O forte calor e a temperatura elevada no Estado do Rio já começa a dar trabalho ao Corpo de Bombeiros, que trabalha intensamente para controlar pequenos focos de incêndio que começaram a surgir em vários pontos de Niterói, Maricá e São Gonçalo. De acordo com o tenente-coronel Aurélio Pereira de Carvalho, comandante do 3º GBM (Niterói), a corporação está em alerta, principalmente para áreas onde existe mata.

“Normalmente nós registramos todos os acontecimentos, que vão desde acidentes com moto, até pequenos incêndios. Apesar de não termos atendido a nenhum [incêndio] de grande proporção recentemente, já temos a consciência de que os chamados aumentaram. Tínhamos cerca de 15 ocorrências por dia, mas atualmente tendo cerca de 30 chamadas diárias devido ao elevado número de focos de incêndio”, disse, lembrando que as altas temperaturas dos últimos dias têm aumentado o risco de surgirem novos focos de incêndios em áreas de floresta.

Na última quarta-feira foi registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o dia mais quente do ano no estado, quando os termômetros marcaram 43,7 graus na região de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira, a temperatura continuou elevada.

De acordo com os bombeiros, uma das causas dos incêndios é a chamada queimada caseira, quando moradores que têm terrenos com vegetação ateiam fogo no capim e depois perdem o controle do fogo. A queima de lixo doméstico também colabora para os incêndios, já que o ar seco e o calor estão intensos. “Por isso, peço que as pessoas evitem colocar fogo em capim ou em lixo, para que não haja nenhum desastre. Além disso, uma simples guimba de cigarro no chão pode contribuir para um incêndio”, ressaltou o comandante.

Com informações do Jornal O Fluminense

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp