15/03/2018 às 12h18min - Atualizada em 15/03/2018 às 12h19min

Políticos de Maricá lamentam a morte da Vereadora Marielle Franco


Políticos de Maricá divulgaram notas lamentando a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada a tiros no bairro na Região Central do Rio na noite desta quarta-feira (14). O Ex-Prefeito de Maricá e atual Presidente do PT-RJ, Washington Quaquá e a Deputada Estadual Rosângela Zeidan falaram sobre o caso.
  • Washington Quaquá, Ex-Prefeito de Maricá e Presidente Estadual do PT
"- A execução da vereadora Marielle é um ato gravíssimo. Não porque é um ato de brutalidade e desumanidade sem tamanho. Ato que ela e todos nós convivemos diariamente nas comunidades do Rio de Janeiro. Sobretudo quem nasceu ou vive nas favelas e bairros populares. Mas Marielle, além da pele negra e do berço de comunidade, que a coloca naturalmente na frente da fila da violência nacional, era uma liderança política nova e promissora. Era uma voz dos que são diariamente humilhados, despossuídos e assassinados nos becos escuros do Rio.
Foi uma das vereadoras mais votadas e teria certamente uma votação consagradora da sua representação para a Alerj esse ano. Era uma voz nova deste povo sem vez. Nove tiros foram dados contra Marielle e os seus naquele carro nas ruas próximas ao Estácio. Ela e seu motorista morreram. Matar Marielle foi uma ousadia. Nunca o Estado Paralelo que controla ruas, pontos de droga, vendas de gás, gato net, direito a ir e vir, de morar ou andar pelas ruas esquecidas das comunidades teve tamanha ousadia. Matar uma liderança política! Assassinar uma representante do povo cheia de simbolismo e autenticidade. Uma importante liderança do PSOL e do povo carioca e fluminense. Ou o Rio se une contra o Estado paralelo, que passa cada dia mais a controlar o Estado de Direito, ou acabou pra todos nós! Que a execução da Marielle não seja uma vitória de muitas de seus assassinos, mas que enseje uma reação popular e cidadã para que esse clima de fascismo que domina a sociedade e anima o submundo a assassinar uma vereadora que dava voz ao povo, não engula e assassine cada um de nós! Cadê os interventores da segurança pública? Cadê o Governo do Estado? Cadê os que dizem estar aí para nos proteger? Um silêncio ensurdecedor é o que vemos das autoridades nestas horas iniciais que se segue a morte da vereadora. Por Marielle e por todos nós temos que exigir apuração rápida com prisão dos culpados, com sua punição e além disso uma ação firme de desmantelamento do estado paralelo e do fascismo, que ao assassina-la brutalmente pôs a cabeça e o cano de suas armas pra fora em direção a todos".  
  • Rosângela Zeidan, Deputada Estadual
"Estamos perplexos, chocados e tristes com essa notícia. As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas. No domingo, Marielle também denunciou uma ação de PMs do 41º BPM na Favela de Acari. Moradores reclamaram da truculência dos policiais.Marielle era uma jovem brilhante, promissora liderança de esquerda e liderança feminista.Vai fazer muita falta na Câmara de Vereadores e na política, num momento tão difícil. Lamentamos pela morte dela e do seu motorista. Nosso mandato está de luto." 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp