11/11/2010 às 13h17min - Atualizada em 11/11/2010 às 13h17min

Maricá será a capital do futebol de areia

Prefeitura fecha acordo de patrocínio oficial da seleção carioca, que fará seu primeiro treino na cidade já nesta quinta

O Beach Soccer, mais conhecido como futebol de areia, vai trazer seus principais atletas para treinar na cidade. Foi o acerto entre o técnico da seleção carioca, Wilson Júnior, e o prefeito Washington Quaquá nesta segunda-feira (08/11).

Pelo acordo fechado, Maricá é o patrocinador oficial da seleção carioca de beach soccer, dando direito ao município de levar sua logomarca na parte da frente da camisa do time que disputa em São Paulo, entre os dias 13 e 20 de novembro, o Campeonato Brasileiro, que será transmitido ao vivo pelo canal SporTV.

Antes de partir para a disputa, a equipe estará na cidade nesta quinta-feira (11/11) para um treino oficial de um dia. Será na praia da Barra, altura da Rua 13, a partir das 10 horas.

A idéia é, em médio prazo, transformar esse apoio num projeto maior de instalar o Centro Regional de Treinamento de futebol de areia no município e, posteriormente, o Centro Nacional, que, além do treinamento dos craques, ofereceriam oficinas do esporte para crianças em idade escolar.

Critério de escolha

Márcio Marquez, consultor esportivo do grupo, escolheu Maricá pelo fato da cidade apresentar forte vocação para o esporte, por conta de sua grande orla. “Acreditamos também que o projeto vai ao encontro das aspirações sociais do prefeito de investir na educação pelo viés do esporte”, disse.

Segundo Marques, outro fator preponderante é o de estar ao lado do Rio de Janeiro, principal município do Estado. “Isto facilita bastante o acesso dos jogadores e da equipe técnica”, frisou.

“Estamos conseguindo atrair o interesse de várias confederações que querem se instalar em nossa cidade, como o Tiro com Arco, já instalado, o Remo e agora o Beach Soccer”, festejou a secretária municipal de Esportes, Nete Grijó.

Requisitos – De acordo com Wilson Júnior, a cidade tem diversos requisitos que favorecem a instalação do centro de treinamento. "As praias daqui são parecidas, por exemplo, com a de Copacabana, com uma extensa faixa de areia onde cabe uma arena com tranquilidade. Dá até para ser sede de um campeonato", afirmou o treinador, que estava com o supervisor Vladimir Cordeiro e o coordenador técnico Airton Mandarino.

Para o ala-atacante Jorginho, que está voltando ao beach soccer brasileiro depois de quatro anos atuando na Itália, os treinos fora da capital não são novidade, mas ele acredita ser importante centralizar os treinamentos da equipe em um único local.

"Já fizemos pré-temporada em outras cidades da Região dos Lagos e em Macaé. É sempre um incentivo para nós e para quem pratica o futebol de areia, sobretudo para os jovens, pois é algo que envolve mídia, projetos sociais e outros fatores. Acho que vai ser muito bom", acredita Jorginho.

Histórico e característica do esporte

O Rio de Janeiro é o mais importante centro do Beach Soccer no país. No Estado, encontram-se os melhores jogadores do mundo e a atual base da seleção brasileira. Dos 16 jogadores convocados para o último mundial, oito eram cariocas.

1994 – modalidade é criada como nova opção de lazer para o público em geral e ganha rápida aceitação devido às suas principais características: estilo descontraído e saudável; regras, dimensões de campo e superfície irregular que proporcionam constantes ações de gols e jogadas espetaculares;

1996 – criada a Euroliga, que conta hoje com 19 países. No verão, milhares de atletas participam de competições organizadas em países como os EUA, Espanha, Itália, Alemanha e Suíça. No Brasil existem atualmente cerca de dez mil atletas;

1998 – criada a Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (FEBSERJ), que é uma das três fundadoras da Confederação Brasileira de Beach Soccer. No Estado, cabe à FEBSERJ criar novas possibilidades de lazer, entretenimento, ocupação e socialização através da modalidade;

2005 – o futebol de areia é encampado pela Fifa, que realiza a 1ª Copa do Mundo de Beach Soccer no Rio de Janeiro;

2009 – a seleção carioca conquista na cidade de Serra, litoral do Espírito Santo, o tricampeonato brasileiro de Beach Soccer.


Jornal Enter

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp