14/09/2019 às 10h13min - Atualizada em 14/09/2019 às 10h13min

Maricá é a primeira cidade do RJ a fornecer repelente gratuito no combate ao aedes aegypti

O combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya tem sido intensificado em Maricá. A cidade passa a fornecer repelente gratuito, na Campanha 'Xô mosquito' da Secretaria de Saúde municipal.

O primeiro lugar que recebeu o fornecimento do repelente gratuito foi o Terminal Rodoviário de Itaipuaçu. Para se manter imune, recomenda-se que cidadão aplique o repelente diariamente nas áreas expostas do corpo devendo, observar o tempo de reaplicação de 10 horas.

A ação se deu devido ao aumento dos casos das doenças transmitidas pelo mosquito em Maricá. Até março de 2019, foram 92 notificações de pessoas que apresentaram sintomas similares à dengue, no entanto, desse número, foram confirmados 17 casos de chikungunya e dois de dengue distribuídos pela cidade.

Os agentes da Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), realiza ao longo do ano, ações constantes de monitoramento e de combate ao mosquito, por meio de visitas dos agentes, respeitando seis ciclos bimestrais com inspeção e tratamento focal com biolarvicida, intensificando as ações no período do verão.

O posto de distribuição gratuita de repelente é abastecido diariamente e de acordo com a prefeitura, pode ser usado sem moderação.

Uma moradora de Itaipuaçu elogiou a ação.

"Cada dia que passa me encho mais de orgulho desse lugar, são pequenas ações que podem salvar a vida de uma pessoa." Afirmou a moradora.

De acordo com a Secretaria de saúde, além das ações da Prefeitura, a participação da população é fundamental no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, evitando os focos do mosquito nas suas casas, recebendo os agentes de endemias e denunciando os locais de possíveis focos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp