14/03/2020 às 16h15min - Atualizada em 15/03/2020 às 11h42min

Governo confirma cura do primeiro paciente internado com coronavírus no Brasil

Primeiro paciente com caso de coronavírus confirmado no Brasil está curado. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo na tarde desta sexta-feira (13) em conjunto pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.

“Nós estamos aqui com a presença do superintendente do Hospital Albert Einstein, ele me autorizou a divulgar a cura do primeiro brasileiro internado com coronavírus”, disse o coordenador do Centro de Contingência, David Uip.

De acordo com o infectologista David Uip, São Paulo já tem transmissão comunitária da doença, que, segundo o Centro de Contingência do Novo Coronavírus, é o terceiro estágio epidemiológico.

Oficialmente, o estado tem 56 casos de coronavírus confirmados até esta sexta-feira (13).

Pandemia Global

Na quarta-feira (11) a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia global por causa da rápida expansão do coronavírus no mundo.

Para Mandetta, houve "demora da OMS" para fazer a declaração, já que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas e o número de países afetados triplicou.

Prevenção:

  • A prevenção deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas.
  • Segundo a infectologista, a higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também é recomendável limpar com desinfetantes superfícies que possam estar infectadas e se manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.
  • A infectologista Ho Yeh Li, da Faculdade de Medicina da USP, recomenda algumas mudanças de hábito. "Sempre que há circulação de vírus respiratório, precisamos parar de cumprimentar com beijinhos no rosto", afirma ela.
  • Já o uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal, de acordo com Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.
  • Não há restrição oficial para viagens a países com registro de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • O Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser feitas "apenas em casos de extrema necessidade", mas segue a orientação da OMS e não proíbe deslocamentos. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu “bom senso” aos brasileiros que decidam viajar para países com casos da doença.

Fonte: G1.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp