LSM - A Prefeitura de Maricá, através Secretaria de Politicas Inclusivas, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, está abrigando pessoas que vivem em situação de rua.
A ação é feita pensando na população de rua, vulnerável nestes tempos de pandemia do coronavírus.
O primeiro centro de acolhimento para moradores de rua passarem a noite, foi inaugurado, com capacidade para receber 38 pessoas, o espaço acata todas as recomendações de saúde, com espaçamento mínimo de dois metros entre cada leito, além da higienização do espaço ao amanhecer de cada dia. O espaço também conta com banheiros com chuveiros aquecidos e refeitório para que os moradores recebam alimentação diária. O local também recebe vigilância noturna provida pela Secretaria de Segurança do município.
A Secretaria de Políticas Inclusivas realizou um mapeamento e identificou o número de moradores de rua na cidade e garante que há espaço suficiente para todos no abrigo, levando em conta que a estadia da população de rua em determinados locais é um movimento sazonal. Atualmente, 22 pessoas foram acolhidas no abrigo.
“Durante esses tempos de pandemia, a gente espera um número por volta do que temos hoje. Cidades como Maricá e Niterói estão se fechando para não espalhar o coronavírus. Os moradores de ruas são sazonais, não ficam muito tempo em um lugar só, vão para outros lugares, outras cidades, mas com a situação como tá hoje, a gente não espera um grande aumento no abrigo. Mas se aumentar, nós vamos providenciar um segundo local.”, disse Sheila Pinto, Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá.
O abrigo fica localizado na Rua Tenente Coronel Aviador Paulo RS Machado, n° 18, Lt 5B1, Qd 159, em Araçatiba.