05/11/2021 às 22h51min - Atualizada em 05/11/2021 às 22h49min

Covid-19: Vacinação itinerante começa a ser realizada em Maricá

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
PMM
PMM

 A Prefeitura de Maricá irá iniciar uma vacinação itinerante contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 8, em todo o município. 

A vacinação será feita nos pontos de maior movimento da cidade. A cada semana, uma equipe da Secretaria de Saúde vai em um local diferente para alcançar o maior número possível de moradores e ampliar os índices de vacinação.

O primeiro lugar a receber a imunização itinerante será a Praça Conselheiro Macedo Soares - a Praça do Turismo - no Centro. A aplicação começa na segunda e vai até a sexta-feira, 12, de 9h às 16h, para toda a população maior de 12 anos. 

Serão aplicadas as vacinas de primeira dose, segunda dose e a dose de reforço para os casos de idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.

A Secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que essa é mais uma importante estratégia da campanha de vacinação.

“Já estamos com 72,5% da população vacinável com as duas doses ou dose única, ou seja, mais de 100 mil pessoas. A seriedade no cumprimento do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e a utilização da segunda dose na ocasião correta fez Maricá alcançar ótimos resultados. Agora, iremos buscar os moradores que não compareceram nos postos de vacinação”, destacou a secretária.

“Para acelerar ainda mais a vacinação, Maricá reduziu de 12 para 8 semanas o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca para todas as faixas etárias. Quem recebeu a primeira dose em setembro, já pode receber a segunda em novembro”, convocou Solange.


Documentos necessários

Para receber a vacina, os adultos precisam apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. 

Já os adolescentes devem levar documento de identidade ou certidão de nascimento e estarem acompanhados de um dos responsáveis. Para a segunda dose é necessário, também, o comprovante de vacinação.

A dose de reforço está sendo aplicada nos idosos acima de 60 anos e nos profissionais da área da saúde que tenham recebido a segunda dose há seis meses ou mais, além dos imunossuprimidos maiores de 12 anos que tenham as duas doses completas há mais de 28 dias.

Os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação. Já os imunossuprimidos, além de apresentar os mesmos documentos que os idosos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde.

Além do documento de identificação com foto, os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar algum documento que comprove o vínculo empregatício, como carteira de trabalho ou do conselho, contracheque, ou uma declaração com assinatura do empregador.


Locais de vacinação 

A vacinação segue sendo feita na Unidade de Saúde da Família (USF) Central, na USF Jardim Atlântico, na USF Chácaras de Inoã, na USF Marinelândia, na USF Inoã 2 e na USF São José 2. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. 

As Unidades Volantes de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Aeroporto de Maricá serão desmobilizadas a partir de quarta-feira, 10. As equipes atuarão na vacinação itinerante e no reforço dos outros polos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp