26/11/2021 às 01h58min - Atualizada em 26/11/2021 às 01h51min

Prefeitura de Saquarema inaugura Centro de Treinamento de Surfe em homenagem a Léo Neves

O evento contou com a presença da família do surfista, além de atletas renomados como Carlos Burle e Teco Padaratz

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Saquarema inaugurou o Centro de Treinamento, Museu e Escolinha de Surfe Léo Neve no último sábado, 20, na Praia de Itaúna. 


A cerimônia de abertura aconteceu durante a etapa do Saquarema Surf Festival, evento que aconteceu em memória ao surfista que faleceu enquanto surfava devido a um mal súbito no ano de 2019. 


A inauguração contou com a presença de vários atletas renomados do esporte que estavam presentes na cidade, como Carlos Burle, Teco Padaratz, os locais Raoni Monteiro e João Chumbinho, entre outros, além da família de Léo Neves e autoridades dão município, como a prefeita Manoela Peres. 


O homenageado era muito conhecido e querido em Saquarema, não só pelo seu surfe e pelos seus títulos - como o bicampeão brasileiro da modalidade - mas também por diversos projetos que proporcionavam o acesso ao esporte para crianças do município. 


O projeto do centro de treinamento era um sonho antigo do atleta, que já lutava pela sua construção bem antes de seu falecimento. O local, que tem uma estrutura de alto padrão, conta com salas de aula, ambulatório médico, cozinha, copa e piscina de treinamento, além de um museu com a história do surfe local. 


O CT oferece, ainda, escolinha de surfe para alunos da rede pública e estrutura própria para realização de campeonatos. A expectativa é de que o local forme uma nova geração de atletas saquaremense, inspirados em surfistas como João e Lucas Chianca - os irmãos Chumbinho e Chumbo - Daniel Templar, Arthur Máximo, Raoni Monteiro, Valentin Neves, entre outros.


A viúva de Léo Neves, Tatiana Berazadi, falou - em um discurso emocionante - ao lado da filha do casal, a pequena Duna, sobre o dom que seu marido tinha para ensinar sobre o surfe para seus alunos. 


“O Léo tinha o grande dom, que era o dom de surfar. Ele também descobriu o dom de ensinar. Ele foi convidado para treinar uns garotos no Rio em um treino intensivo, daí eu vi uma coisa nele, ele se dedicou o máximo com muita paciência e muita paixão. Quando voltamos pra Saquarema ele ficou pensando nisso e começou a treinar os garotos. Fizemos um projeto de futuros campeões de surfe e ele queria fazer um centro de treinamento com treinadores, fisioterapeutas, etc”, disse.


“É muito triste ele não poder estar aqui e fazer parte disso. Ele ia se dedicar com corpo e alma, mas eu acredito que ele estaria feliz em saber que as novas gerações vão ter mais estrutura para conseguir chegar lá e que os atletas vão estar cuidados e guiados”, concluiu.


A mãe de Léo Neves, dona Angela Neves, que também esteve na cerimônia, agradeceu pela realização do sonho de seu filho. 


“O Leo era um menino bom, amigo, bom filho e eu só tenho a dizer que é muita saudade. Hoje, onde ele estiver, ele tá muito feliz, mas muito feliz mesmo. Tudo que ele queria era esse centro de treinamento para as crianças, tenho muito que agradecer a prefeita Manoela Peres e a todos que fizeram essa festa linda. Quando cheguei no campeonato, no palanque, parecia que eu tava vendo meu filho ali. Uma emoção muito grande! Não tenho palavras pra agradecer isso tudo. Muito obrigada mesmo a todos vocês”, agradeceu.


Já o filho de Léo, o jovem Valentin Neves, também falou um pouco sobre seu pai é sobre a felicidade que ele teria em ver seu sonho se tornar realidade. 


“Quero agradecer a todos que estão aqui. É incrível ter um centro de treinamento, era o sonho do meu pai. Como todos sabem meu pai não era só o bicampeão brasileiro, era o cara que tinha nascido com o dom do surfe, que gostava de transmitir o amor para todas as pessoas e ajudar todo mundo. Meu pai tinha a escolinha de surfe e ajudava as crianças que não tinham condições de pagar o treino, abraçava todo mundo como uma família. Tô amarradão, vai ajudar a molecada do surfe, vai me ajudar, vai ajudar a nova geração aqui de Saquarema. Quero agradecer a Prefeitura de Saquarema, agradecer a galera da WSL que fez um campeonato incrível em homenagem ao meu pai e agradecer a Saquarema inteiro pelo carinho que vocês tem pela minha família. Obrigado!”, finalizou Valentin Neves, filho de Léo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp