06/12/2021 às 14h22min - Atualizada em 06/12/2021 às 14h21min

Encontro de carros antigos e modificados toma conta da Praça Marechal Floriano Peixoto

Ana Farias - leisecamarica.com.br
PMI
Domingo de sol e nada de pegar o carro para ir até a praia. A  boa deste domingo (5/12) em Itaboraí foi acompanhar o encontro de carros antigos e modificados do Rataria Car Club na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. 
 
O evento ocorreu em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SEMTUR) e Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). E reuniu famílias da cidade, turistas e apaixonados por carros que puderam curtir a exposição, as barraquinhas e gastronomia da região.

“A Prefeitura de Itaboraí vem ao longo do ano promovendo eventos para movimentar a cidade com  o objetivo de trazer de volta as famílias da cidade para curtir o seu lazer pertinho de casa. Itaboraí tem um história muito rica e com grandes espaços para promover eventos com segurança. Aqui na Rataria, estamos com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e também com espaços culturais abertos para os visitantes", disse o secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra.

Diferente dos outros clubes de carros antigos, a Rataria Car Clube surgiu há cincos anos da ideia de um grupo de amigos de Itaboraí de reunir os seus carros antigos e modificados sem todas as exigências de ter todas as peças originais para atrair os amantes dos possantes de todos os bolsos, já que essas exigências acabam afastando adeptos devido ao alto custo financeiro.

"Nosso lema é só os ratos sobrevivem. Somos rataria, gostamos do estilo "rat look" que vem lá da cultura americana de ferrugem, onde à primeira vista o carro tem uma aparência de velho enferrujado, mas por dentro é super equipado. Essa é a primeira vez que promovemos o encontro aqui na praça a convite da Prefeitura de Itaboraí. A gente agradece a oportunidade e todo apoio para recebermos com segurança e conforto todas as famílias que nos acompanham", falou André Oliveira, 40 anos, fundador e presidente do Rataria Car Clube e dono de um Opala Coupe 87.

O evento reuniu mais 200 participantes com seus veículos antigos. Além dos itaboraienses, muitas famílias vieram das cidades vizinhas como São Gonçalo, Niterói, Teresópolis e Maricá. Muitos aproveitavam para tirar fotos, conversar sobre a manutenção e desempenho dos carros; e até comprar uma lembrancinha ou peça rara nas barraquinhas que estavam na quadra da praça.

“Esse já é o terceiro encontro que viemos. Já conhecíamos a praça de outras exposições, sempre que ficamos sabendo dos eventos de carros antigos, nós vamos. A gente frequenta muito os eventos de Niterói, Saquarema e agora os de Itaboraí. A gente vem com a família e acaba fazendo novos amigos”, contou Júlio César, 65 anos, proprietário orgulhoso de um fusca 74 da cor azul.

II Caminhada no Parque Paleontológico de São José

O fim de semana teve mais eventos em Itaboraí. No sábado (04/12), a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos em parceria com a página Eu Curto Itaboraí realizou a segunda edição da Caminhada no Parque Paleontológico de São José.
 
O evento reuniu cerca de 100 pessoas para visitar o museu que abriga diversos tipos de fósseis, peças históricas e uma réplica da preguiça gigante, além de irem até o deck, a trilha e a lagoa de São José. 
 
Estiveram presentes representando a Prefeitura de Itaboraí, os secretários municipais de Meio Ambiente, Jhonatan Ferrarez; de Agricultura, Abílio Pereira e o de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp