04/01/2022 às 14h06min - Atualizada em 04/01/2022 às 13h57min

Pescadores fisgam tubarão-martelo em mar de Cordeirinho

Ana Farias - leisecamarica.com.br
Pescadores fisgaram um tubarão-martelo bem próximo a Orla da Praia de Cordeirinho, na tarde desta terça-feira, 4.
 
O caso aconteceu na altura da Rua 90. De acordo com informações, os pescadores realizavam suas pescas diárias quando o tubarão foi atraído para a rede e ficou agarrado. 
 
O animal tinha cerca de 2,5 metros com 115kg. Os pescadores ficaram impressionados com o tamanho do animal, tiraram foto e logo após devolveram o animal ao mar. 
 
Tubarão-Martelo
 
O tubarão-martelo (Sphyrna spp.) é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.
 
O tubarão-martelo é um predador que consome peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões. Ocorre em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental. São animais gregários que se deslocam em cardumes que podem atingir 100 exemplares.
 
O formato hidrodinâmico lhe proporciona uma maior velocidade na hora de girar a cabeça. E também porta um maior número de ampolas de Lorenzini, que têm a função de detectar campos magnéticos tão minúsculos quanto o batimento cardíaco de pequenos peixes.
 
Espécie em extinção
 
O Brasil é o sétimo país do mundo em diversidade de peixes cartilaginosos (tubarões, raias e quimeras) e o nono em espécies marinhas em geral. Segundo o professor aposentado, biólogo e oceanógrafo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Ricardo Rosa, especialista em tubarões e raias, o litoral brasileiro possui várias espécies ameaçadas pela pesca excessiva.
 
Das 146 espécies marinhas de tubarões e raias que vivem no litoral do Brasil, 54 foram consideradas ameaçadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), segundo dados do Livro Vermelho da Fauna Brasileira de 2018. Destas, 27 são consideradas criticamente em perigo - categoria de maior risco de extinção.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp