08/07/2022 às 09h51min - Atualizada em 08/07/2022 às 09h50min

Gestores visitam USF’s visando melhorar a qualidade do serviços oferecidos pelas unidades em Maricá

A visita aconteceu nesta quinta-feira (07).

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: Divulgação

A Secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, juntamente com o diretor-geral da Fundação Estatal de Saúde, Marcelo Rosa, visitou nesta quinta-feira, 07, as Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Jardim Atlântico e do Barroco, em Itaipuaçu, que somadas, reúnem mais de 26 mil pessoas cadastradas. 


A intenção dos gestores foi de analisar de perto as demandas da população, ouvir as impressões dos usuários e dos profissionais de saúde e buscar soluções aos problemas apresentados, principalmente no atual momento de crescimento da população, que representa um aumento de mais de 100 mil pessoas na Estratégia de Saúde da Família em dois anos.


De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período deste ano, o número de pessoas cadastradas pelas USF passou de 72 mil para 171 mil pessoas, representando um aumento de 140% de pessoas assistidas pelo Sistema Único (SUS) de Maricá.


Além disso, os atendimentos médicos nas unidades saltaram de 3.245 em fevereiro de 2020, momento anterior à pandemia da Covid-19, para 13.780 em fevereiro de 2022, o que representa um aumento de 324%.


Para acompanhar o crescimento da população que utiliza o SUS e garantir respostas mais rápidas na assistência dos moradores de Maricá, a equipe de gestão da Secretaria de Saúde vem modernizando e aprimorando a estrutura administrativa e, paralelamente, atuando na expansão e qualificação dos serviços de saúde oferecidos pelo município.


“Criamos ferramentas para dar celeridade aos processos de aquisição e execução de serviços, como a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR). Entretanto, entendemos que é fundamental o contato direto com os usuários e profissionais, visto que eles são, de fato, um termômetro da qualidade de satisfação, insatisfação e dos caminhos que a gestão precisa tomar. Nossa visita de hoje foi muito produtiva e nos fez identificar coisas que não identificaríamos sem essa interação direta. Acionaremos a O.S, atual responsável pela gestão das nossas unidades, para que apresentem soluções dos casos com metas de prazos”, disse Solange.


Na mesma linha, o diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, destacou que percorrer os locais de atendimento facilita o reconhecimento dos problemas e agiliza o processo de solução. 


“Estamos trabalhando para estar cada vez mais próximos do dia a dia das equipes de saúde em todas as unidades, essa é uma visão estratégica da política de saúde da Secretaria de Saúde e da Femar.  Assim identificamos de perto o que está certo, o que está errado e atuamos na lógica de implementar melhorias e potencializar os serviços que já são oferecidos à população”, disse Marcelo.


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