12/07/2013 às 23h27min - Atualizada em 12/07/2013 às 23h27min

Projeto descobre talentos do atletismo em escolas municipais de Maricá

[caption id="attachment_16294" align="alignleft" width="300"]
Projeto descobre talentos do atletismo em escolas municipais de Maricá . (Foto ::: Fernando Silva)

Projeto descobre talentos do atletismo em escolas municipais de Maricá . (Foto ::: Fernando Silva)

Projeto descobre talentos do atletismo em escolas municipais de Maricá . (Foto ::: Fernando Silva)[/caption]

Com o objetivo de identificar novos talentos na área do atletismo, a Prefeitura de Maricá, em parceria com o governo federal, realizou nesta sexta-feira, dia 12/07, no Campo do Esporte Clube Maricá, a etapa municipal do Projeto Atleta na Escola, que busca reafirmar entre os jovens a importância da iniciação esportiva dentro das unidades escolares com foco nas Olimpíadas de 2016.

Ao todo, 210 alunos de 14 escolas municipais participaram de provas de atletismo: corridas de velocidade, de resistência e salto em distância) para selecionar os 36 melhores alunos para a etapa estadual do projeto – que será realizada em agosto com participação de alunos de diversas cidades do estado. As provas foram divididas em duas faixas etárias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos e também por gênero (masculino e feminino).

Sob a responsabilidade da secretaria municipal de Educação, o projeto está sendo coordenado por Kauffman Ribeiro e Cristiano Oliveira, que explicaram o funcionamento da iniciativa. “Antes dessa etapa, os professores de Educação Física identificaram nas escolas os possíveis talentos e, hoje, estamos selecionando os melhores para representar nossa cidade na etapa estadual”, destacou Kauffman. Para ele, uma das principais contribuições do projeto é a formação não apenas esportiva, mas humana, dos alunos.

Um dos participantes, José Lucas Ritz, do CAIC, de 14 anos, confessou que se surpreendeu com seu desempenho ao vencer a prova de resistência de mil metros, com o tempo de quatro minutos e 20 segundos. “Não imaginava alcançar a marca e nem chegar em primeiro lugar. Agora vou treinar mais para fazer bonito na outra etapa”, explica o aluno, que sonha em ser jogador de futebol.

Na mesma modalidade, a campeã feminina foi Nathália da Conceição Simplício, de 13 anos, com o tempo de cinco minutos e 20 segundos. Aluna da escola municipal Amanda Peña Soares, Nathália disse que sonha em ser modelo e que não pensava que tinha talento para o atletismo. “Agora quero aproveitar essa oportunidade. Gostei de correr, mas tenho que treinar mais minha resistência, para não ficar tão cansada”, salientou.

Também aluna da escola municipal Amanda Peña Soares, Paula Beatriz Ferreira Soares, de 14 anos, se destacou na seletiva escolar e se classificou em primeiro lugar, conquistando a vaga para a etapa estadual ao vencer a corrida de velocidade de 75 metros, com o tempo de 10 segundos e 72 milésimos. Morada do Vale da Figueira, Paula disse que desde criança tem o hábito de correr pelas ruas do bairro e sempre se destacou nas aulas de Educação Física. “Vim disposta para ganhar, com a determinação de uma guerreira”, destacou a aluna.

A professora de Educação Física da escola municipal Amanda Peña Soares, Isabel Ferreira dos Santos, declarou que não chegou a se surpreender com o resultado de seus alunos. “Trouxe os melhores porque durante as aulas nós observamos o talento de cada um. Esse projeto vem oferecer a oportunidade para que esses talentos sejam despertados e desenvolvidos”, destacou a professora, que participou da seleção com a escolha de 16 alunos.

A secretária municipal de Educação, Marta Quinan,  ressaltou a importância do programa. "Além dos alunos trabalharem a parte física, eles também têm a oportunidade de se desenvolverem nos esportes que mais gostam. Quem sabe se na escola novos talentos não serão descobertos?", concluiu a secretária.

Participaram da etapa municipal as unidades Lúcio Thome Guerra Feteira (Codeirinho), João Monteiro (Recanto de Itaipuaçu), Guaratiba (Guaratiba), Cônego Batalha (Itapeba), Amanda Pena Soares (Bananal), João Pedro Machado (Manoel Ribeiro), Joaquim Eugênio dos Santos (Mumbuca), Osdevaldo da Matta (Santa Paula), João da Silva Bezerra (Divinéa), Professor Darcy Ribeiro (Inoã), CAIC Elomir Silva (Marine), Maurício Antunes de Carvalho (Saco das Flores), CE.M. Joana Benedicta Rangel e Marques de Maricá (Ponta do Francês).

[caption id="attachment_16295" align="aligncenter" width="639"]
Grupo de alunos selecionados em 14 escolas municipais.  (Foto ::: Fernando Silva)

Grupo de alunos selecionados em 14 escolas municipais. (Foto ::: Fernando Silva)

Grupo de alunos selecionados em 14 escolas municipais. (Foto ::: Fernando Silva)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp