06/08/2013 às 15h14min - Atualizada em 06/08/2013 às 15h14min

Mumbuca: Equipes de resgate socorrem vítima de choque elétrico

[caption id="attachment_17686" align="alignleft" width="300"]
Vítima sendo socorrida pelas equipes de resgate. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Vítima sendo socorrida pelas equipes de resgate. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Vítima sendo socorrida pelas equipes de resgate. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)[/caption]

Bombeiros do Destacamento de Maricá e Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreram na tarde desta terça-feira (06) um homem vítima de uma descarga elétrica. O acidente aconteceu em uma obra no bairro da Mumbuca, próximo ao Centro de Maricá.

Por volta das 14 horas, Luis Fernando Souza de Azevedo, de 33 anos, trabalhava em uma construção da Rua Antônio Eduardo, próximo a Rua Amadeu Pugliesse quando recebeu a descarga elétrica oriunda de um fio. Funcionários da obra acionaram o socorro médico que chegou rapidamente ao local.

Luis Fernando foi encaminhado pelas equipes de resgate para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. O quadro de saúde da vítima é considerado estável.

Primeiros socorros -  Um choque elétrico pode matar ou produzir uma diversidade de lesões, incluindo queimaduras graves e asfixia.

Nunca toque diretamente numa vítima de choque elétrico enquanto a corrente não tiver sido desligada. Se o fizer, a corrente poderá passar também por você. Se alguém levar um choque elétrico em casa ou no trabalho, desligue o interruptor do quadro de eletricidade; (fusíveis), se souber onde fica e conseguir alcançá-lo. No caso de se tratar de um aparelho ligado à corrente, desligue o plugue da tomada se estiver ao seu alcance.

Não utilize o interruptor, pois a causa do problema pode ser um interruptor avariado. Se não conseguir cortar a corrente, afaste a vítima da fonte de energia elétrica com o auxílio de um objeto não condutor, como, por exemplo, o cabo de uma vassoura. Quando fizer isso, ponha-se em cima de um tapete de borracha enxuto ou uma pilha de jornais.

Não toque na vítima com as mãos.

Nunca utilize um objeto metálico ou que esteja úmido. Se estiver no jardim, procure colocar-se em cima de uma tábua seca ou outra superfície isolante.

Assim que for cortada a corrente, chame uma ambulância se a vítima estiver (ou tiver estado) inconsciente, tiver sofrido queimaduras ou se sentir mal. Se a vítima tiver deixado de respirar ou o coração dela deixado de bater, faça-lhe respiração artificial; se estiver treinado a fazê-lo, aplique-lhe a massagem cardiaca externa. Em seguida, coloque a vítima na posição lateral de segurança.

Cubra eventuais queimaduras com um pano limpo de algodão. Se o acidente envolver cabos elétricos de alta-tensão ou uma ferrovia, telefone para o número de emergência indicado no poste na subestação ou na estação ferroviária. Chame uma ambulância, pois a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

No caso de cabos de alta-tensão derrubados, mantenha-se a uma distância de cerca de 20 m, pois, se estiverem danificados e o solo molhado ou a atmosfera muito úmida, a energia elétrica pode produzir um choque fatal nessa área.

Medidas para salvar uma vítima- Para salvar uma vítima de choque elétrico aja rapidamente. Desligue a corrente, afaste a vítima da fonte de energia e sem tocá-la.

Como empurrá- la- Mantenha-se em cima de matéria isolante — assoalho, carpete, tapete, tábua, jornais — a utilize o cabo de vassoura para afastar a vítima da fonte de energia elétrica.

Como puxá-la- Mantenha-se em cima de uma superfície isolante seca. Passe pelo braço ou pelo pé da vítima uma toalha, ou um par de calças, ser contato direto. Puxe então a vítir afastá-la da fonte de energia elétrica.

[caption id="attachment_17689" align="aligncenter" width="800"]
Acidente aconteceu em uma obra no bairro da Mumbuca. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Acidente aconteceu em uma obra no bairro da Mumbuca. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)

Acidente aconteceu em uma obra no bairro da Mumbuca. (Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp