09/09/2013 às 12h14min - Atualizada em 09/09/2013 às 12h14min

Morador resgata pinguim em costa do canal de Itaipuaçu

[caption id="attachment_19645" align="alignleft" width="300"]
Morador resgata pinguim em costa do canal de Itaipuaçu. ( Lei Seca Maricá)

Morador resgata pinguim em costa do canal de Itaipuaçu. ( Lei Seca Maricá)

Morador resgata pinguim em costa do canal de Itaipuaçu. ( Lei Seca Maricá)[/caption]

Um morador resgatou um pinguim que veio andando da praia de Itaipuaçu até a costa do canal, no loteamento São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu.

Por volta das 11h30 da manhã deste domingo (08), um morador que estava na ponte sobre a costa do canal em São Bento da Lagoa, avistou um pinguim correndo em direção ao canal. O morador rapidamente resgatou o pinguim que vinha correndo pela rua e levou de volta para praia onde seguiu de volta a sua viagem.

No último dia 06 de setembro, a equipe de reportagem do Lei Seca Maricá constatou mais um pinguim na Orla Maricaense. Bombeiros do Destacamento de Maricá foram até o local e resgataram o animal (Clique Aqui e leia a Matéria Completa).

Nesta época do ano é comum a visita de pinguins e baleias na Orla da praia. O veterinário Marcos Chagas dá instruções de como proceder quando encontrar o animal. Segundo ele, as pessoas que querem ajudar devem pegar o pinguim com uma toalha seca, mantendo-o sempre afastado do seu rosto. "Os pinguins são animais agitados. Eles tem de estar muito debilitados para deixar alguém se aproximar. Levando os animais para casa, as pessoas leigas, que não sabem proceder, só diminuem a chance de sobrevivência da ave", diz o veterinário.

Não se deve manuseá-lo para tirar fotos, ou para qualquer outra coisa. Também não se deve deixar o animal no gelo. A ave deve ser acomodada numa caixa forrada com jornal e com furos, para permitir respiração. O veterinário explica, contudo, que abrigar os animais em casa também não é uma boa solução, já que pode não só trazer riscos à saúde da ave, como também à da família que cuida dela.

O veterinário explica ainda que o ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate ou entregar na Unidade mais próxima.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp