28/02/2024 às 18h09min - Atualizada em 28/02/2024 às 18h08min

Maricá aposta na criação de crustáceos e cria fábrica de rações para alimentar camarões

J. T. - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Maricá, através do Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar), irá construir fábrica de rações inovadora para alimentar camarões os mais de 200 mil camarões que estão sendo cultivados em um ambiente controlado na cidade. 


A expectativa é que a fábrica produza cerca de 400 toneladas por ano. A capacidade pode chegar a 1.200 toneladas anuais. As obras do local estão avançadas e o projeto piloto deve ser finalizado em maio. A data de inauguração ainda não foi divulgada. 


“É uma iniciativa importante para o desenvolvimento da cidade. Inicialmente, teremos a ração para os camarões. E depois vamos diversificar a produção”, disse o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.


Segundo o coordenador do Projeto Lagoa Viva, Eduardo Britto, a linha de montagem da fábrica conseguirá produzir em torno de 350 quilos de ração por hora. 


“A primeira parte consiste na pesagem das matérias-primas que estão estocadas, entre elas, sojas e outros aditivos necessários para a produção. Depois, vem a primeira fase da moagem, e o processo de mistura”, explicou.


Além de fábrica de ração para camarões, o espaço tem capacidade para produzir alimento para frangos e outros animais que são demandados pelo município, aumentando o leque de produtos e de oportunidades de negócios que podem derivar do projeto inicial.


No terreno da fábrica, também vai haver laboratórios para que sejam feitas as análises das rações que estão sendo produzidas. O diferencial é que, com a pesquisa, é possível observar o que precisa melhorar para que o camarão se desenvolva melhor.


No Ciamar, ainda, haverá uma unidade de beneficiamento de camarões, com a fábrica de congelados e uma cozinha industrial que também vai ser construída no terreno.



Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp