01/03/2024 às 12h11min - Atualizada em 01/03/2024 às 12h05min

SAMU: Base descentralizada de Itaipuaçu se torna a primeira qualificada em Suporte Intermediário do estado do RJ

J. T. - leisecamarica.com.br
Foto: LSM

A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itaipuaçu - vinculada a base de Maricá - se tornou nesta quinta-feira, 29, a primeira base certificada e qualificada em Suporte Intermediário de Saúde do estado do Rio de Janeiro. 


O modelo de suporte é já usado em outros estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Agora no RJ, A equipe maricaense é a pioneira neste projeto piloto e na formação nesta modalidade de suporte. 


Para conquistar a certificação, a equipe de enfermeiros do SAMU de Maricá recebeu a capacitação no curso de Suporte Intermediário de Vida (SIV) realizado pelo SAMU Regional Metropolitana II, em Niterói. Durante o curso, os profissionais receberam instruções em diferentes situações de emergências médicas, enfatizando a qualificação assistencial.


Após a capacitação, os profissionais foram qualificados e habilitados para atuarem no Serviço Intermediário nas ambulâncias. A equipe certificada atua na base descentralizada de Itaipuaçu, local que possui uma grande demanda de atendimento. 


A base - inaugurada em 2020 - foi iniciada a partir de projeto idealizado pelo coordenador do SAMU de Maricá, Leonardo Ribeiro, onde criou um grupo de resgate, formou plantões e o deslocou para ficarem alocados na base do Barroco, até então, usada pelo Corpo de Bombeiros.


A base de Itaipuaçu atualmente conta com duas ambulâncias, uma Unidade Básica (composta por um técnico de enfermagem e um condutor-socorrista) e uma de Serviço Intermediário (composta por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor-socorrista).


O coordenador geral do SAMU de Maricá disse sentir orgulho com o certificado recebido, que resulta na excelente do serviço prestado a população 


"Como coordenador, me sinto muito feliz de saber que hoje temos um número de ambulância para atendermos as demandas do município. Com isso, sempre quem ganha é a população”, disse Leonardo Ribeiro.


"Quero agradecer ao prefeito Fabiano Horta, pelos investimentos e por acreditar no nosso trabalho e também, ao Presidente da Câmara, vereador Aldair de Linda, pelas diversas indicações legislativas em prol do SAMU e da Saúde de Maricá", agradeceu o coordenador geral do SAMU de Maricá.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp